Novela que se inspirou em videoclipe

0

Desde seu inicio radiofônico, as novelas sempre se inspiraram nos melodramas hollywoodianos. Silvio de Abreu, autor de clássicos como Guerra dos Sexos (1983) e Sassaricando (1987), escancarando referências a seus clássicos.

Uma das diversões em suas novelas era justamente identificar de onde ele tinha retirado núcleos, situações e personagens. Já vimos, porexemplo, aqui no blog que Abreu já enxergou Marilyn Monroe na Susana Vieira e James Cagney no Daniel Filho.

Em 1995 resolveu fazer uma novela noir, toda montada num “Quem é o assassino?”. Novamente A Próxima Vítima foi uma profusão da Era de Ouro de Hollywood, mas não apenas isso!

A música tema de abertura foi Vítima de Rita Lee e Roberto de Carvalho. É daqueles casos que a música serviu como uma luva para o serial killer do Horóscopo Chinês.

Seria composta exclusivamente para a trama como alguns outros casos felizes do tipo Tieta, composta em 1989 por Boni para a festejada adaptação de Jorge Amado? Não! Vítima foi gravada pela primeira vez para o álbum Rita e Roberto de 1985 cuja primeira do lado A era O Vírus do Amor.

Ainda em 85 o casal teve especial na TV Globo chamado Oi Nós Aqui Traveis. O programa era basicamente um amontoado de videoclipes, num tempo em que a MTV engatinhava até nos EUA.

Com direção geral de Jorge Fernando, o videoclipe de vítima é quase um trailer da novela que seria produzida dez anos depois, principalmente do que seria feito para a abertura! Assista essa preciosidade no player abaixo (aliás, mal parece ser coisa 80’s).

Tem citações aos montes a Hitchcock, claro, “janela indiscreta” está até na letra! Mas ali já estava também o carro preto que perseguiria as vítimas no cenário extremamente paulistano, o voyeurismo e o efeito sonoro do tiro é o mesmo (do estoque da BBC).

Como bem se sabe, a direção da novela também era de Jorge Fernando que não apenas deve ter ajudado a escolher o tema, como se lembrado bastante do que havia feito no especial de uma década antes.

Veja também:
Desvendando a alma hollywoodiana da novela Vale Tudo
Susana Vieira em seu momento Marilyn Monroe
Apenas duas garotinhas da Rochinha
5 coisas que fazem a abertura da novela Elas por Elas ser inesquecível
Lita Ree na Armação dos Anjos
Una trama muy peligrosa


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)