De autoria de Silvio de Abreu, a personagem que lembra uma Anna Magniani até no nome, termina seu casamento (no penúltimo capítulo!) do mesmo jeito que uma comédia romântica 50’s. Ana já tinha aparecido usando um penteado e figurino muito parecido ao de Marilyn em Os Desajustados (The Misfits, 1961 de John Houston).
No seu tempo áureo, as novelas de Silvio de Abreu eram uma delícia de referências a clássicos hollywoodianas. Colchas de retalhos em características de personagens e situações que a gente ia tentando identificar de onde eram.
Em Guerra dos Sexos de 1984, por exemplo, o desfecho das personagens de Maitê Proença e Maria Zilda foi num cruzeiro cheio de rapazes de sunga, referencia obvia a Os Homens Preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes, 1953 de Howard Hawks). Relembre clicando aqui.
Sua minissérie Boca do Lixo (1990) é quase uma releitura de Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944 de Billy Wilder) em sua espinha. Contando até com os mesmos artifícios cênicos.
Teve o vilão Renato de Rainha da Sucata (1990) que enlouquecido explodia no alto de um depósito de combustível tal e qual James Cagney em Fúria Sanguinária (White Heat, 1949 de Raoul Walsh). E poderíamos ficar longas horas enumerando outras referências.
"Mamãe! Estou no topo do mundo!" |
Nos últimos trabalhos assinados pelo autor isso foi minguando.
De qualquer forma cinema clássico não é mais popular
quanto era antes, quando tínhamos esses filmes até na Sessão da Tarde.
Já as telenovelas... Público cada vez mais mimado com o controle remoto em punho, disposto a trocar de canal no primeiro vislumbramento de algo que ele não entenda.
Veja também:
Apenas duas garotinhas da RochinhaQuando a falha é de propósito
Boca do Lixo de Silvio de Abreu
Una trama muy peligrosa
Três músicas para Laurinha
Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.
Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.