Controle remoto é coisa bem mais antiga do que se pensa. E vendia até no Brasil!

0

  
E quando a gente se depara com uma velha grande novidade? JURAVA que controle remoto era uma coisa relativamente recente, coisa de rico nos anos 80 e popularizada nos anos 90!

Lembro ainda de TV e videocassete com controle de fio. Isso ainda nos anos 80, pra pouquíssimos consumidores de bolsos mais cheios.

Até me deparar com este anúncio do “Mysterioso Controle” da Philco, numa revista BRASILEIRA de 1939! Gente, isso é misterioso mesmo!!!

Como assim ainda sem fio?! Lógico que não havia wireless, Bluetooth nem nada. Ainda não havia nem televisão!

Parece aquelas coisas de ficção científica, ou que a gente só via nos filmes dos EUA. Mas chegou a vender no Brasil como o reclame nesta página prova!

Se eu tô em 2020 embasbacado com o invento de 1939 pense nas pessoas da época? Não achei referência alguma pelo Google em português, nem no verbete da Wikipédia em nossa língua.

Lá a referencia a “controle remoto” vem dos anos 50 já com o invento da TV se popularizando. A Wiki em inglês tem alguma coisa, inclusive foto do “mysterioso controle”.


E não era milagre ele não ter fio, claro! Pura tecnologia primitiva que usava ondas de rádio de baixa frequência.

Não vamos esquecer que 1939 o mundo enfrentava sua Segunda Grande Guerra, que fez a tecnologia dar um salto. Em contrapartida, empobreceu a população, o que podemos entender como um dos motivos para o invento não ter se propagado como grande invenção que é (Manipular um aparelho eletrônico à distância! Uau!).

Aqui no Brasil houve demonstração do invento em sessões de cinema. Um personagem da comédia Marido Mal Assombrado (Topper Takes a Trip, 1930 de Norman Z. McLeod) fazia uso da engenhoca em uma cena.

As salas de cinema, além dos filmes em si, eram usados também para uma espécie de propaganda ao vivo. Isso era comum antigamente até quando chegou o sabão em pó e donas de casa foram convidadas a ver com seus próprios olhos a maravilha do Omo diluído como espuma na água.

O Mysterioso Controle foi lançado em 1939 mesmo, chegou aqui ao mesmo tempo que no resto do mundo e foi incluído em vários modelos de rádios Philco até 1942. Existem alguns vídeos com demonstrações no Youtube e alguns funcionam bem até agora.

Nos modelos básicos, através do controle (que alcançava cerca de 7 a 21 metros) era possível sintonizar até 8 estações de rádio pré configuradas, aumentar ou diminuir o volume e desligar, tudo girando um disco como se fosse telefone.  Não era possível ligar o aparelho por estar desligado pela mesma válvula.

É provável que nas principais cidades do Brasil não houvessem mais do que 8 estações de rádio em 1939. Até o começo desta década rádios funcionavam em caráter experimental tendo sua exploração comercial legalizada por decreto Federal apenas em 1932.

 Em tempo: Em maio de 2012 vários jornais e revistas no mundo todo noticiaram a morte do engenheiro Eugene Polley como sendo o pai do "Controle Remoto". Ele criou para a empresa Zenith o primeiro controle remoto... em 1955! 

16 anos após a Philco ter lançado em todo mundo o "Mysteriosos Controle". Veja bem, o pioneiro invento da Philco não ficou como protótipo nem nada, foi comercializado inclusive no Brasil como atesta o anúncio de 1939.

O "Mysterioso Controle" foi esquecido assim como a gloriosa Era do Rádio.Virou realmente um mistério.

Veja também:
A chegada do sabão em pó ao Brasil
Tenha cinema em casa com o BeamScope
O que devemos a Hedy Lamarr sem saber
E se o mundo pop não conhecesse o nylon? 
Kinematofor, o tataravô do Blu-Ray e outros parentes distantes

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)