Tenha cinema em casa com o BeamScope

1

 Das tecnologias que prometeram e floparam o BeamScope merece um cantinho especial. Das coisas que ninguém mais se lembra que já viu na vida, esta gerigonça prometia nada menos do que transformar a tela da televisão em um cinema.

 O anúncio das lojas Ultralar publicado em 1966 dava como garantia a origem japonesa. “Do Japão” por muitos anos foi o “da Nasa” de hoje.
A descrição exemplifica as vantagens de acoplar isso ao aparelho televisor: clareia e transforma a imagem de uma tela de 23 polegadas em uma de 30, ou seja, de 59 cm ia para 77 cm! Uau!
Casa do Velho
Ainda daria efeito de terceira dimensão e, embora se trate de uma lente gigante, descansaria a vista. Só vantagens! E pela bagatela de 69,99 Cruzeiros, que não faço ideia de quanto seja, mas em se tratando de uma tecnologia nova, não devia ser barato.

Vi alguns durante minha infância, mas nunca tivemos lá em casa. Alias, nunca soube seu nome e para que servia até encontrar este anúncio com todas as “vantagens” num jornal antigo.
Na real o BeamScope distorcia horrores a imagem, muito longe de deixa-la como um cinema. Ainda assim, como vi alguns e muita gente lembra, deve ter vendido bastante a partir dos anos 60, durante a popularização da TV.

É claro que se funcionasse bem seria um produto popular até hoje. Nos anos 90 ele apareceu entre as quinquilharias do vizinho que morreu de Rachel e Mônica na série Friends.
Uma lente de aumento gigante gera algumas piadocas boas. Não?! Já era algo antigo e exótico para nova iorquinos 90’s como uma boneca havaiana que dança Ula-ula.

O antiquário brasileiro Casa do Velho vendeu um novinho, na caixa e tudo não sei por quanto. É um item realmente raro hoje em dia, pelo menos buscando pelo nome oficial chegamos apenas a outra venda, no Ebay, de um norte americano.

Ai que inocência um produto desses, né?! Pera lá! De um tempo pra cá tenho tropeçado em anúncios atuais de uma lente que promete aumentar a tela do celular.
Uma velha novidade!  Já tive aquela comichão por novidades a primeira vez que vi isso, mas francamente,” inventaram” um Beamscope de bolso.


Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário