Santa raridade! Rascunhos e células da abertura do Batman 66

1

 A abertura da série Batman de 1966 é das mais memoráveis de sempre. Mesmo quem nunca assistiu a um episódio se quer consegue cantarolar seu tema (pãnananana, Batman!).

Para entrar no espírito “comics” eles usaram uma animação que serve de referência até hoje para estilo pop 60’s. O blog Big Glee! publicou alguns rascunhos e células utilizadas.

Aqui no La Dolce adicionei a cada um os trechos em gif do resultado final que aparecia no programa. Perceba o trabalho artesanal das células pintados à mão, obviamente, como era com animações até  a popularização da computação.
O ultimo vilão, de capuz desenhando no rascunho de laranja apareceria na segunda sequencia dos vilões indo da direita pra esquerda. Veja em um dos gifs abaixo. 
Aqui há algumas diferenças entre a célula e o trabalho pronto. 
Todo esse capricho e detalhamento e os vilões roxos são apenas uma camada do fundo!
Deu rim pro Coringa! Outro exemplo de detalhamento é o monte de vilões amontoados de cor marrom que aparecem  rapidamente ao fundo. 
 Foram feitos a partir de um rascunho também bem elaborado. 

A animação é de técnica simplérrima, camadas pra cá e pra lá. Hoje é fácil de ser reproduzida em qualquer computador caseiro, mas se arte fosse sinônimo de técnica teríamos tantas outras aberturas inesquecíveis.

Veja também:

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Que relíquia! E que delícia relembrar essa abertura! Pena que não foi a versão com a Batgirl, ficava esperando ansioso pelo momento em que ela aparecia, bem rápido, quase um flash, anunciando que o episódio seria com ela.

    ResponderExcluir
Postar um comentário