Santa confusão nas bancas e na TV, Batman!

6
A editora EBAL utilizou a foto do seriado de cinema dos anos 40 na capa da revistinha Batman, embora faça referência à série de TV!  Lewis Wilson e Douglas Croft ao invés de Adam West e Burt Ward (Batman e Robin consecutivamente)?
Estranho também que o programa só começou a ser produzido nos EUA em 1966, mas o vendedor no Mercado Livre e colecionadores dizem que é uma edição de 1965. Alguma emissora no Brasil exibiu a série do cinema antes da série de TV?

Sim! Provável que a capa em questão faça realmente referência à serie 40’s, que estaria sendo exibida na televisão com sucesso em 1965. Por mais estranho que isso pareça para alguns gringos que têm postado ela agora na internet como um erro.

Uma das primeiras versões live action e a mais famosa versão televisiva de Batman se distinguem, sobre tudo, porque uma é p&B e a outra em cores berrantes. Mas as transmissões de TV no Brasil só seriam em cores a partir dos anos 70, ou seja, não fazia muita diferença para o telespectador.

Para nós era perfeitamente aceitável assistir uma produção com quase 20 anos. Se levarmos em conta os aparelhos televisores e a qualidade da recepção da época, havia pouquíssima diferença técnica com algo feito no momento.

Além de só existir os quadrinhos como referência ao que Batman e Robin poderiam ser. Muito diferente das incontáveis adaptações do herói que temos hoje para comparar.

Antes, em 1953, a mesma capa já tinha ido parar nas bancas, só que anunciando ali em baixo "A volta de Batman e Robin no cinema", veja na imagem ao lado. A EBAL, uma das editoras a publicar o personagem no Brasil, dividiu os quadrinhos dele em séries.

Tanto a primeira (53 a 61), quanto a segunda série (61 a 69), trouxe nas capas essas fotos antigas alternadas com desenhos.  Praticamente, só as que possuíam as fotos colorizadas da década de 40 foram republicadas mais de dez anos depois, talvez para aproveitar a audiência da TV.

 Os desenhos da segunda série, por acaso, já eram muito parecidos aos que apareceriam na abertura do programa estrelado por Adam West e Burt Ward.

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Anos atrás li num site que esse seriado de 1943 chegou a passar na tv brasileira, na extinta Tupi, antes do seriado dos anos 60, só que com o título de "O Morcego", essas cópias (obviamente dubladas) teriam se perdido num incêndio. O problema é que li faz tempos e não me lembro qual o site, tô procurando por aí na net e não acho. :(
    Talvez algum dia eu ache e publique aqui nos coments. Boa matéria. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Blob, então é isso! Não achei referência alguma a que emissora era.

    E pelo visto a charada dessa revista está decifrada. Encontrei algumas referências ao 60's em blogs que o diziam como pertencentes à Tupi na década de 70!!!

    A nossa TV não seguia o ritmo da deles mesmo. Vimos Hulk 70's nos anos 80!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Vai rir da minha cara, mas eu tinha esquecido que tinha escrito isso!
    http://blogdoblob.zip.net/arch2010-04-11_2010-04-17.html

    ResponderExcluir
  4. E o de 1949 também!
    http://blogdoblob.zip.net/arch2011-01-23_2011-01-29.html

    ResponderExcluir
  5. Blob, putz!!! E nem faz tanto tempo assim...

    Vou ler!!!

    ResponderExcluir
  6. O seriado com Lewis Wilson e Douglas era realmente exibido por volta de 1966 /67. Foi exibido por mais alguns anos e chegou a fazer parte da Tv Globo para preencher horário da tarde nos anos 70 quando Silvio Santos deixou a emissora para levar seu programa para a Tv Tupi.

    ResponderExcluir
Postar um comentário