Escândalo! Ex esposa ameaça expor fotos indiscretas de astro com amante

0
Muito amado por apreciadores de música, o maestro espanhol Xavier Cugat foi uma espécie de pop star no auge da música latina nos EUA. E consecutivamente no mundo todo ao participar de filmes da Metro durante a Era de Ouro de seus musicais.

Seu número em A Filha de Netuno (Neptune's Daughter, 1949 de Edward Buzzell) é de tirar o fôlego. Recomendo que você o assista no player abaixo caso não tenha lá muito conhecimento sobre a grandeza de Cugat (e também pra apreciar a beleza).
Mas ele era bastante namorador, casou algumas vezes sem maiores percalços até ver seu nome envolvido em um escândalo internacional em 1951. Aos 51 anos (ele nasceu em 1900) teria sido fotografado pela terceira esposa, a jovem bailarina e cantora Lorraine Allen, completamente nu na companhia de uma das cantoras de sua orquestra.
Abbe Lane teria sido flagrada desprevenida
A suposta moça desnuda era Abbe Lane 30 anos mais jovem que o maestro. Ela já tinha uma carreira, mas se consagraria como cantora e atriz a partir de 1951.

No Brasil a fofoca foi publicada na revista A Cena Muda edição de maio daquele ano. Um texto tão saboroso e claro (assinado pelo jornalista Alberto Conrado) que reproduzo abaixo para deleite de todos e logo após, do alto destes 68 anos que se passaram, comento o que aconteceu depois.
 Montevidéu – abril - Perdoe-nos, Xavier a nossa indiscrição e o quebramento da promessa da não divulgação do assunto. Você tinha razão. Nós, os jornalistas, somos uns sem vergonhas. Existem as exceções é claro, porém não gostamos de ganhar fama sem proveito. Quando você receber esta reportagem em Nova York não se esqueça que trabalhos assinados são de inteira responsabilidade do autor.

Os leitores devem conhecer o processo do caso. Parece que Lorraine, que foi a segunda esposa de Cugat, passava fome. E então, sob o pretexto da infidelidade do músico, pediu 250.000 dólares de alimentos para o divórcio. Mas não satisfeita com isto, Lorraine disse que também passava frio e quis ficar com um palacete em Beverly Hills que custa outro quarto de milhão, sempre em US$,  como dizem os banqueiros. Quando comunicaram a Coogie o assunto do frio disse: «Me deixa gelado», e negou-se terminantemente a dar a casa. Então Lorraine que estava na terra das maçãs de $1.20 o quilo, tomou o avião rumo a Chicago para provar suas declarações. Quando chegou a cidade dos gangsters, foi procurar seu esposo em companhia de dois detetives e vários fotógrafos. Ao entrar de sopetão no quarto de Coogie encontrou — acidentalmente – a morena Abbe Lane. Até aqui é onde as versões coincidem. Depois disto Lorraine mantém que ao entrar repentinamente na habitação encontrou o catalão «sem nada» e Miss Lane com muito menos e do qual se diz que existem as correspondentes provas gráficas.
Lorraine, a terceira esposa, desolada na rua da amargura
O escândalo se armou em forma de gigante. Os jornais de Nova York deram grande importância ao assunto. A um dos repórteres  Abbe se declarou completamente entristecida «I'm feel very unhappy», cuja tradução vem a ser aproximadamente «sou muito infeliz», como dizem nos episódios de Balzac as damas que perderam a honra no carnaval nas mãos de um sedutor. A versão dos vários membros da orquestra é bastante diferente. Abbe trocava de roupa no quarto de banho e Cugat a esperava no outro quarto completamente vestido e lendo uma revista. Tudo muito a gosto da «Legião da Decência». Lorraine e sua gente irromperam no quarto. Coogie protestou com fúria. Assustada Abbe surgiu como... estava. Nesse momento todos se despreocuparam de Cugat — é uma das coisas que mais o enervam — e aproveitaram o momento para tomar as fotos de Abbe... como estava. Isto é, pelo menos, o que se tem difundido por aí. Porém, nós necessitávamos uma versão de primeira mão. Tínhamos perto de nós (morávamos no mesmo hotel e andar em Montevidéu) a pedra do escândalo, a maçã do paraíso, os gansos do Capitólio e o cavalo de Tróia. Assim que fomos entrando em confiança com Cugat.

Primeiramente umas cordiais reverências de cabeça quando nos encontrávamos nos corredores ou no elevador e depois, abrindo intencionalmente uma página desta revista onde aparecia uma sua foto, fomos conversando sobre cinema, rádio, Brasil, «gaita» (sua conversa preferida), e finalmente podíamos tocar no nosso objetivo.

Cugat, o latin lover
«Mr. Cugat — dissemos com o nosso tom mais diplomático — lhe importaria dar-nos sua versão sobre esse pequeno assunto de Chicago?»
«Perfeitamente. Mas com a condição de que você não publique nada».

Absolutamente. — «Olha, menino, — nos respondeu — Lorraine pode dizer o que queira e eu não vou desmenti-la. Mas isso terá que prová-lo, entendes? Se possui as fotos que as mostre e me verá em maus lençóis. Mas por enquanto... Tudo isto é questão exclusivamente de dinheiro. Ela quer 250 mil dólares em dinheiro e 3.600 por mês, aparte da casa da Califórnia. Eu lhe ofereci para acabar com tudo isso 100 mil dólares e 1.000 mensais. A casa pode usá-la se quiser, mas é sempre minha. E inclusive eu lhe direi que ela anda com Sánchez, «o rei do açúcar», um cubano muito divertido, mas muito pouco amigo de casar-se... Se ela, em realidade tivesse tal foto, para que eu seguiria adiante gastando tanto dinheiro em advogados?... Este bendito assunto me leva engolidos já mais de 30.000 dólares. Sabes tú quantas rumbas e boleros tenho que tocar para recupera-los?»

«Francamente não sabemos. Porém andamos seguindo Cugat pela praia de Pocitos e vimos o criador de «Quanto le gusta» bastante amoroso com uma das «crooners» do «Carnaval no Gelo», a qual passava horas inteiras com o balzaquiano encoberta com uma dupla barraca de praia. Anda Cugat procurando mais barulho? Não opinamos nada disto nem do que se relatou. Os leitores são depositários das três versões. Escolham a que quiserem.



***


Xavier Cugat e Abbe Lane
Até agora não houve nenhum vazamento de nudes de Xavier Cugat (falecido em 1990) ou de Abbe Lane (atualmente com 87 anos e aposentada do show business). De qualquer forma ela se tronou a sua quarta esposa no ano seguinte.

Firmaram uma parceria afetiva e profissional que durou 11 anos. Apareceram juntos em fotos muito divertidas em várias capas de disco dele.
Em 1993 Lane publicou a autobiografia “Mas onde está o amor?”. No livro ela narra os abusos mentais e físicos que recebeu enquanto foi casada com Cugat: "Ele me dizia quando comer, quando dormir, quando as coisas tinham que ser feitas. Eu nunca discuti com ele. Não havia sentido. A vontade dele prevaleceu - em todos os casos".

Lorraine Allen, a terceira esposa que teria flagrado, havia sido noiva do diretor Busby Berkeley e namorada do astro George Raft, mas não consegui se tornar uma estrela em Hollywood. Após o divorcio tempestuoso com Xavier Cugat ela criou sua própria banda de musica latina, se tornando uma das primeiras mulheres no comando de uma big band.
Lorraine Allen e Xavier em tempos felizes
Bem, mas isso foi por pouco tempo. Logo estaria nas revistas em romances com alguns outros famosos, tendo casado novamente em 1954 com o banqueiro milionário Stanley Stalford, sendo que as últimas noticias a respeito dela são de 1964, quando namorou o músico Sammy Cahn.

Xavier Cugat se casaria ainda uma quinta vez , em 1966, com a Charo. A cantora que também é espanhola radicada nos EUA (e dona do bordão “cuchi-cuchi”) foi dona do hit “Dance A Little Bit Closer “ na era da discoteque.
O  dia do sim com Charo nos anos 60. 15 anos?!
Aí tem um ponto a ser debatido na bio desse casal. Charo (que já fez algumas aparições em RuPaul Drag Race) diz que nasceu em 1951, embora documentos em sua cidade natal apontam 1941.
Se for pelo que ela diz, então teria 15 anos quando casou com Cugat e ele 66 anos (as fotos do casamento parece que ela está com 25, mas quem sou eu pra achar algo, né?). Eles continuaram casados até 1978.


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)