Novinho em folha

2
Há tanta fartura pra ser assistida... Benzadeus! Só ontem fui assistir ao meu DVD de O Pecado Mora Ao Lado (The Seven Year Itch, 1955 de Billy Wilder).

E filme manjadão em VHS eu fico com o pé atrás. Nota-se que a Fox tomou um cuidado extra na restauração.

Não forçaram a nitidez artificial ou reeditaram o áudio para mais canais além do que existia na época em que foi produzido. Os matizes estão como provavelmente era o “Color by DeLuxe” do estúdio, tendendo ao avermelhado.

Os créditos iniciais do Saul Bass continuam fabulosos, mas ainda mais ilegíveis com o escopo original. A única coisa que me irritou foram as novas legendas!

Por exemplo, no VHS a garota sem nome (Marilyn Monroe, claro!) pedia seu Martine “Bem grandão!”. Agora, como dá pra ler no screenshot, é “Alto e grande”.

Pode parecer uma bobagem, mas faz diferença no contexto da piada. Pelo menos a piada a qual estávamos acostumados a repetir.

Veja também:
Rachmaninoff's à meia luz
Um Corpo Que Cai - Qual edição em DVD comprar?
Destroçando ilusões
Prova dos 9 de um DVD


Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Acho horrível adulterar sentidos em tradução, com aquela intençãozinha de dar ao produto uma gracinha a mais que ele não tem, coisa "pra brasileiro entender".

    O que é bem diferente de versar. Versar é arte. Enfiar cacos num trabalho acabado é estupidez.

    ResponderExcluir
  2. Letícia, também detesto! Cabe ao público tentar entender não o contrário.

    ResponderExcluir
Postar um comentário