Revelada a misteriosa canção de Evil Dead

0
Logo no início, quando todos estão felizes (e vivos!) em A Morte do Demônio (Evil Dead, 1982 de Sam Raimi) eles cantarolam uma musiquinha. O roteiro dizia para Shelly e Scott cantarem a “velha canção Baby Moses And The Thrillers”.
Páginas como IMDB indicam esta suposta canção pertencente a trilha. Grandes páginas de fãs como também confirmavam que era uma folclórica canção judaica, embora ninguém a conhecesse.

É fácil perceber que o próprio Sam Raimi trabalhando como ator em Intruder (1989 de Scott Spiegel) aparece em cena cantando para si os mesmo versos. Talvez uma música que sua mãe o embalava?

Até que neste ano de 2019, o site Book of The Dead trouxe que na verdade tratava-se de “Word Back Here”.  Esta canção nunca entrou nas trilhas sonoras, nem foi gravada por ninguém até agora porque foi utilizada em Evil Dead sem a autorização do autor cuja letra jamais saiu do papel.
Capa da trilha sonora de Evil Dead lançada em 1993 pela Varese Sarabande / Reprodução
Sam Raimi era um garoto quanto a ouviu de Jerry Prager, poeta e escritor semita, enquanto passeavam de canoa durante um acampamento em Tamakwa. É possível ver uma camiseta deste acampamento no filme e Raimi participaria como ator de O Melhor Verão de Nossas Vidas (Indian Summer, 1993 de Mike Binder) sobre o lendário acampamento canadense.
Prager lhe explicou que a letra havia sido escrita para ele por seu amigo BruceReynolds (seria o mentor do assalto considerado o mais espetacular do século XX?) em 1972. É sobre quando ele pegou carona com uma garota chamada Nancy que jamais lhe respondeu as cartas que ele a escrevia.

Logo no primeiro dia de filmagens no Tenessi Raimi se lembrou disso e pediu para os atores também memorizassem a letra de “Word Back Here”. Você pode ler abaixo a letra “inédita” na íntegra compartilhada pela página Book of The Dead:

Word Back Here
I sent you twenty letters from Paris last spring
now you've been gone six months and I've got the feelin'
after all the songs that we've sung together
after all the sweet and all the stormy weather
well I haven't heard a word from you.

I know that you left Nancy with a woman on your mind
and some very bad feelings that were so unkind,
I know you walked right out without saying goodbye
that you strolled off through the countryside;
you should have heard that poor girl cry.

But every night, don't you sleep on your right,
don't you lie with your eyes facing home?
Don't you lie with your eyes facing home?

All the rumours have it that you're in California
well if I knew where you were I would surely inform ya
that a picture postcard with some words from you
would do a lot to drive away my blues
and it wouldn't break your arm in two.

But every night, don't you sleep on your right,
don't you lie with your eyes facing home?
Don't you lie with your eyes facing home?


Copyright Bruce Reynolds 1972, Huntsville, Ontario, Canada


Segundo a mesma página de fãs, Jerry Prager só descobriu que a música havia sido utilizada num filme muito famoso, dirigido por aquele menino com quem dividiu a canoa, quase 40 anos depois. Bruce Reynolds, se for quem eu acho que é, morreu em 2013.
Bruce Campbell e Sam Raimi usando a camiseta do acampamento nos primeiros dias de filmagens 
Além de uma canção folclórica, “Baby Moses and the Thrillers” era como Sam Raimi chamava algumas das “jam sessions” que ele promovia no porão de sua casa com Rob Tapert, Ivan Raimi, Josh Becker, Scott Speigel e as vezes Bruce Campbell nos vocais, todos mais tarde envolvidos na produção de Evil Dead. Então, esse nome no roteiro talvez indicasse um improviso.


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)