Então ele havia desistido de ter uma trilha sonora original
para seu filme. Veja bem, não estamos falando sobre aquelas canções obscuras
que Almodóvar geralmente revive em seus filmes, mas da música que ajuda a
narrar a história.
Kika utilizou várias músicas antigas selecionadas pelo
próprio diretor em sua coleção de discos. Abaixo você conhece todas elas
segundo a ordem em que tocam pela primeira vez, a maioria nas mesmas gravações
utilizadas no filme.
Créditos iniciais do filme! Toca uma segunda vez quando Ramón (Àlex Casanovas) ressuscita e vai andar de trem.
Se nos rompió el amor (Fernanda de Utrera e Bernarda de Utrera)
Canção que costuma aparecer nas coletâneas dedicadas a Almodóvar. Toca logo após os créditos iniciais, quando Ramón está no carro.
Verdadeiro hit de Perez Prado, já mereceu post aqui do blog
por ter sido utilizada também em horror da Hammer. Em Kika toca
algumas vezes para Andrea Caracortada (Victoria Abril), sendo a principal delas
quando apresenta “A procissão dos pecados”.
Guaglione ( Pérez Prado?)
Ouvida na primeira grande sequencia do voyeur. Nos créditos
do filme não há indicação de quem conduz a versão bem latina do tema, mas
parece ser esta de Pérez Prado.
Luz de Luna (Chavela Vargas)
Outra canção fácil de ser encontrada nas coletâneas para fãs
do diretor espanhol. Uma das muitas inserções da mexicana Chavela em seus
filmes, aqui aparece sendo dublada por Bibiana Fernández (na época Bibí
Andersen) antes de se tornar uma das vítimas e é escutada pela vizinha do apartamento inferior, Kika.
Mamá yo quiero (Pérez Prado)
Escutamos a marchinha composta pelos brasileiros Jararaca e Vicente
Paiva no segundo ponto de vista do voyeur, até pouco antes do violador entrar no apartamento.
The Car Lot, the Package (No filme é conduzida por Tomás Garrido )
Composto por Bernard Hermann originalmente para Psicose
(Psycho, 1960 de Alfred Hitchcock), toca durante o flashback de
Ramon sobre a morte de sua mãe.
Youkali, Tango Habanera (Armadillo String Quartet)
Ramon volta até a cena do crime e descobre mais um cadáver e
a verdade sobre o padrasto (Peter Coyote).Habenera nunca foi tão sinistra quanto nesta versão da Orquestra de Cordas Armadillo,
La Cumparsita (Xavier Cugat)
O final quase feliz é ao som do maestro Xavier Cugat,
enquanto sobrem os créditos. Um bom jeito de sair da sala de cinema.
E todo o resto filme? NADA! Nada além dos diálogos. A experiência
valeu?
Após Kika, Almodóvar contou com Alberto Iglesias em A Flor
do Meu Segredo (La flor de mi secreto, 1995). E não parou mais! O novo Dor e
Glória (Dolor y Glória, 2019) será a 11ª colaboração entre Almodóvar e o
compositor.
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