Primeiro parceiro musical de Almodóvar à beira de um ataque de nervos

0
Alaska, Almodóvar, McNamara e Bernardo Bonezzi: No princípio era o brilho
Como qualquer um, Pedro Almodóvar estava cercado de gente talentosa quando chegou lá, a um passo de alcançar o olimpo dos grandes ídolos cinematográficos. Fora algumas coisinhas no You Tube, não existe cinema de um homem só.

 A parceria com o músico Bernardo Bonezzi durou praticamente o mesmo tempo da que manteve com a atriz Carmen Maura, do começo até o sucesso internacional de Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, 1988). Pedrito não é fácil.

Bernardo Bonezzi em foto recente
Filho de um italiano com uma brasileira, Bonezzi ficou famoso no movimento La Movida (“El Mozart de la Movida Madrileña”)  um pouco antes do que Almodóvar. Estourou nas rádios com o hit Groenlandia, primeiro compacto da sua banda Los Zombies.

Mais tarde estaria por traz do duo Almodovar & McNamara produzindo e compondo várias canções.  Algumas delas entrariam nos filmes de Almodóvar como "Gran ganga" em Labirinto de Paixões (Laberinto de pasiones, 1982) e "Suck It to Me" em Maus Hábitos (Entre Tenieblas, 1983).

Muito além do pop 80’s, Bonezzi imprimiria sua marca na melhor fase da filmografia de Almodóvar compondo as trilhas sonoras instrumentais/incidentais. Melancólicas, com sintetizadores cortados por instrumentos acústicos, aprendeu a pontuar filmes ao mesmo tempo que o diretor a dirigi-los.

Tarefa ingrata visto que as trilhas de Almodóvar são recheadas com os mais vibrantes sucessos populares de todos os tempos. Difícil imaginar o clima desolador com que vivem aqueles personagens sem os temas do ítalo-brasileiro.

Para ilustrar, ouça “El adiós de Gloria” de A Lei do Desejo (La ley del deseo, 1987) no player abaixo ou clicando aqui. Almodovariano quanto um sofá verde alface.

Esse tema originalmente apareceu com pouco destaque em Que Fiz Eu Para Merecer Isto? (¿Qué he hecho yo para merecer esto!!, 1984) como “La soledad de gloria”. Em A Lei do Desejo ele abre o filme, sendo que nada mais foi composto pelo autor.

Bonezzi acabou pondo de lado a carreira de cantor para se dedicar apenas a compor trilhas para programas de TV, cinema e teatro para os mais diversos diretores. Concorreria ao prêmio Goya quatro vezes, inclusive por Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos, saindo vitorioso em 1996 por Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos (Nadie hablará de nosotras cuando hayamos muerto de Agustín Díaz Yanes).

Nos anos 2000 voltaria às origens, lançando discos próprios. Sem ele Almodóvar trabalharia a seguir com o mestre Ennio Morricone em Ata-me! (Átame! 1990) e Ryuichi Sakamoto em De Salto Alto (Tacones lejanos, 1991).

Construindo uma fama de difícil entre músicos, contaria com a música de Alberto Iglesias a partir de A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, 1995). Essa parceria completará mais de 20 anos quando estrear Julieta em 2016.

O Mozart de la Movida Madrileña foi encontrado morto (causas desconhecidas) em sua casa em 2012, aos 48 anos de idade. Apaixonado por redes sociais, sua última mensagem no Facebook foi “Estou desaparecendo”.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)