Alaska, Almodóvar, McNamara e Bernardo Bonezzi: No princípio era o brilho |
A parceria com o
músico Bernardo Bonezzi durou praticamente o mesmo tempo da que manteve com a
atriz Carmen Maura, do começo até o sucesso internacional de Mulheres À Beira
de Um Ataque de Nervos (Mujeres al borde de un ataque de nervios, 1988).
Pedrito não é fácil.
Bernardo Bonezzi em foto recente |
Mais tarde estaria por traz do duo Almodovar & McNamara produzindo
e compondo várias canções. Algumas delas
entrariam nos filmes de Almodóvar como "Gran ganga" em Labirinto de Paixões (Laberinto
de pasiones, 1982) e "Suck It to Me" em Maus Hábitos (Entre Tenieblas, 1983).
Muito além do pop 80’s, Bonezzi imprimiria sua marca na
melhor fase da filmografia de Almodóvar compondo as trilhas sonoras
instrumentais/incidentais. Melancólicas, com sintetizadores cortados por instrumentos acústicos, aprendeu a pontuar filmes ao mesmo tempo que o diretor a dirigi-los.
Tarefa ingrata visto que as trilhas de Almodóvar são recheadas com os mais vibrantes sucessos populares de todos os tempos. Difícil imaginar o clima desolador com que vivem aqueles personagens sem os temas do ítalo-brasileiro.
Para ilustrar, ouça “El adiós de Gloria” de A Lei do Desejo (La ley del deseo, 1987) no player abaixo ou clicando aqui. Almodovariano quanto um sofá verde alface.
Tarefa ingrata visto que as trilhas de Almodóvar são recheadas com os mais vibrantes sucessos populares de todos os tempos. Difícil imaginar o clima desolador com que vivem aqueles personagens sem os temas do ítalo-brasileiro.
Para ilustrar, ouça “El adiós de Gloria” de A Lei do Desejo (La ley del deseo, 1987) no player abaixo ou clicando aqui. Almodovariano quanto um sofá verde alface.
Esse tema originalmente apareceu com pouco destaque em Que
Fiz Eu Para Merecer Isto? (¿Qué he hecho yo para merecer esto!!, 1984) como “La
soledad de gloria”. Em A Lei do Desejo ele abre o filme, sendo que nada mais foi composto pelo autor.
Bonezzi acabou pondo de lado a carreira de cantor para se
dedicar apenas a compor trilhas para programas de TV, cinema e teatro para os
mais diversos diretores. Concorreria ao prêmio Goya quatro vezes, inclusive por
Mulheres À Beira de Um Ataque de Nervos, saindo vitorioso em 1996 por Ninguém
Falará de Nós Quando Estivermos Mortos (Nadie hablará de nosotras cuando
hayamos muerto de Agustín Díaz Yanes).
Nos anos 2000 voltaria às origens, lançando discos próprios. Sem ele Almodóvar trabalharia a seguir com o mestre Ennio Morricone em Ata-me! (Átame!
1990) e Ryuichi Sakamoto em De Salto Alto (Tacones lejanos, 1991).
Construindo uma fama de difícil entre músicos, contaria com a música de Alberto Iglesias a partir de A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, 1995). Essa parceria completará mais de 20 anos quando estrear Julieta em 2016.
Construindo uma fama de difícil entre músicos, contaria com a música de Alberto Iglesias a partir de A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, 1995). Essa parceria completará mais de 20 anos quando estrear Julieta em 2016.
Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.
Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.