Mestre Ennio Morricone |
Só que quando recebeu a trilha o diretor detestou! Pior,
disse isso publicamente o que gerou uma resposta do italiano, para quem
Almodóvar não entendeu sua composição e por isso picotou e jogou fora boa parte na hora
de montar o filme.
Perguntado sobre o trabalho com compositores, ele foi bem
claro ao citar Morricone: "Nunca estou feliz com toda a música quando eu dirijo
e, na verdade, o trabalho de Ennio Morricone para Ata-me foi removido pela metade
porque sua música era mais convencional do que a narrativa do filme. É um risco
quando chamo um músico. Quando eu comecei a ouvir outros filmes com composições
de Morricone percebi que a única coisa que ele tinha feito foi copiar a si
mesmo. O tema central da Busca Frenética (Frantic, 1988 de Roman Polanski), exceto
duas notas é igual a Ata-me”.
É bastante discutível, visto que é natural que um artista
busque referências próprias em suas obras. Ouvido separadamente dos filmes, a
música de Ata-me remete muito mais a produções 70’s do que se ouve em Busca Frenética
ou Os Intocáveis (The Untouchables, 1987 de Brian De Palma).
Dez anos depois, em 1999, tanto Morricone quanto Almodóvar se
reencontraram no Festival de Berlim. Como a imprensa gosta destas rusgas (não
importando se já havia se passado uma década!) foram indagados pela parceria e
ambos se disseram “muito satisfeitos com um trabalho um do outro”.
Conforme sabemos, jamais voltaram a trabalhar juntos. Ennio
Morricone seguiu uma fantástica e premiada carreira que conta com a participação em 528
filmes até agora, tendo recebido recentemente o Golden Globe por Os Oito Odiados (The
Hateful Eight, 2015 de Quentin Tarantino), além de estar indicado ao Oscar
deste ano pela mesma trilha sonora.
Almodóvar tentaria outro compositor internacional, o japonês
Ryuichi Sakamoto para De Salto Alto (1991). Mais uma vez reclamou do resultado
e pra Kika (1993) desistiu de ter qualquer composição original, embalando o
filme apenas com velhos hits.
Não se sabe qual a mágica, mas desde A Flor de Meu Segredo (1995)
Almodóvar conta ininterruptamente com a música de Alberto Iglesias em todos os
seus filmes. Particularmente, vendo ao primeiro teaser de Julieta (2016), está
na hora de um novo compositor.
Algumas informações oferecidas por Encandenados
Veja também:
Primeiro parceiro musical de Almodóvar à beira de um ataque de nervos
Um mambo para vampiros, tigres e atores pornôs autoflagelados
Novo Tarantino utiliza trilha sonora de O Enigma de Outro Mundo
Vamos cantar, companheiros!
Algumas informações oferecidas por Encandenados
Veja também:
Primeiro parceiro musical de Almodóvar à beira de um ataque de nervos
Um mambo para vampiros, tigres e atores pornôs autoflagelados
Novo Tarantino utiliza trilha sonora de O Enigma de Outro Mundo
Vamos cantar, companheiros!
EU sou fã dos dois (Morricone e Almodóvar), mas devo confessar que a trilha de ATA-ME não é das mais felizes. Acho que o segundo encontrou no Alberto Iglesias um bom parceiro, ainda não vi Julieta...
ResponderExcluir