4 vezes Terry, o Totó

0
Com Shirley Temple em Olhos Encantadores (Bright Eyes, 1934 de David Butler)
Passando nervoso em As Mulheres (The Women, 1939 de  George Cukor)
Entrando para a posteridade em O Mágico de Oz (Wizard of Oz, 1939 de Victor Fleming e outros)
No colo de Ann Sheridan em Mania de Antiguidades (George Washington Slept Here, 1942 de William Keighley)

De todos os animais celebridades de Hollywood, Terry merece ser destacado porque teve uma carreira como ele mesmo. Vários animais foram Lasie, Ri-tin-tin, Benji ou Fliper, mas Terry foi um interprete de vários personagens.

Claro que seu papel mais famoso é como o Totó,  inseparável companheiro de Dorothy no clássico O Mágico de Oz (Wizard of Of, 1939 de Victor Fleming e outros). Tanto que seu nome está creditado como Totó e foi trocado para o mesmo após o filme.
Terry, que tem carinha de vira-lata, mas é um Cairn Terrier, nasceu em 1933, estava com seis anos na época deste grande filme da MGM. Já tinha sete títulos no currículo, chegando a estar em cartaz ao mesmo tempo em várias produções estreladas por  gente como Shirley Temple, Ginger Rogers, Joan Crawford e Joan Bennett.  

Ele pertencia ao treinador Carl Spitz, que embolsava 125 dólares semanais por O Mágico de Oz. Muito mais do que qualquer ator que tenha interpretado os Munchkins.

E não importa o quão fofinho eles pareçam na indústria do entretenimento, podemos apostar que qualquer animal queria estar em casa sendo apenas um animal. Terry sofreu pelo menos um grande acidente enquanto interpretava Totó.
Pisado sem querer por ator que interpretava um guarda Winkie, muitos acharam que ele não sobreviveria. Por sorte apenas quebrou uma patinha, tendo sido substituído nas filmagens por algumas semanas até poder concluir o filme.

Até 1945 ele apareceu em outros 13 filmes, falecendo aos 11 anos de idade. Seu corpinho foi sepultado na fazendo o treinador, mas destruído em 1958 quando o governo requereu as terras para passar uma estrada.
Wikipedia
Finalmente ele foi homenageado com um memorial permanente no Hollywood Forever Cemetery, em Los Angeles em 2011. Ao lado de sua escultura existe um sapatinho de rubis.

Houveram muitos outros animais amados pelo público, lembrando inclusive do Asta, que participou naquela mesma época, a Era de Ouro de Hollywood. Mas após 80 anos nenhum é tão celebrado pelo grande público quanto o Totó.

Com infos de Vintage News e outros lugares

Veja também:
A “grande aventura” da tia de Dorothy na vida real
Ding, dong! A bruxa é simpática!
A Lassie da vida real
Para sempre Asta
Puppy, o cãozinho dos filmes do Tim Burton
O célebre esquilo da Liz Taylor
Mister, o melhor amigo de Billie Holiday

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)