quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Para sempre Asta

Nem só filmes tenebrosos foram a arma de Hollywood para trazer de volta o público na década de 30. A América mergulhada na grande depressão devia se sentir menos cinza vendo heróis de quatro patas!

Asta, The Dog entrou na brecha aberta por Rin-tin-tin. Aliás, Asta é seu nome artístico, abanava o rabinho mesmo ao ser chamado por Skippy.

Fox Terrier pelo duro, consegui ter seu nome nos créditos das produções, junto a astros como Cary Grant, Myrna Loy e Katharine Hepburn. Era considerado um dos mais inteligentes

Estreou no cinema aos 2 anos de idade em A Comédia dos Acusados (The Thin Man, 1934), mas assim como a maioria dos cães de pelagem dura, achavam que ele era ancião. Escuto que o meu Boris (daschund de pelagem igual) é bem velhinho desde que ele tinha meses.

Com filmografia curta (participou de apenas 7 filmes creditado), não ficou tão célebre na posteridade quanto Lassie. Asta, jamais foi protagonista como a colie.

Sua participação quase sempre era importante, servindo de mote para as comédias de erros se desenrolarem. No brilhante Levada da Breca (Bringing Up Baby, 1938) faz o levado George que enterra o valioso osso de dinossauro.

Como toda celebridade, tem site mantido por fãs. Dá pra conseguir mais informações e imagens no I Love Asta.

Veja também:
Dachshund, salsicha, teckel, lingüicinha, cofap...
A era das trevas
Nepotismo Burtoniano


[Ouvindo: Mack the Knife – Cauby Peixoto]

6 comentários:

Leo disse...

Morro de amores por "Levada da breca", nem fazia idéia de que se tratava de um cão célebre no elenco.

Miguel Andrade disse...

Leo, amo Levada da Breca também! Mas ele ficou célebre mesmo nos filmes com a Myrna Loy.

Leo disse...

Por acaso, já assistiu o DVD que saiu agora pela Cinemax? Eu sempre desconfio dessa distribuidora, os preços normalmente são elevados e o acabamento deixa a desejar.

Miguel Andrade disse...

Leo, não! Mas já tinha um da Versátil. Eu queria aquele duplo que a Wraner lançou lá fora... :*(

Olga disse...

Nossa, Miguel, assisti à Ceia dos Acusados semana passada. Uma delícia! Só não sabia que Asta era estrela de outros filmes, como o Bringin'Up Baby.

Miguel Andrade disse...

Olga, dizem que é uma graça mesmo este filme.

Related Posts with Thumbnails