quarta-feira, 3 de março de 2010

Cinema interativo é coisa do passado!

O homem ainda nem tinha ido à lua e o diretor William Castle teve a brilhante idéia de inquirir a platéia sobre qual final o vilão merecia. Foi em 1961 para Máscara do Horror (Mr. Sardonicus).

A idéia teria partido quando ao apresentar o projeto aos executivos da distribuidora Columbia, eles exigiram que o final fosse esperançoso. Num estalo, Castle, criador das mil e uma estratégias de marketing, viu que seria ótimo promover o filme com tal possibilidade.

Funcionava de forma bem simples conforme dá para ver no trailer. Na entrada do cinema cada espectador recebia uma placa com o desenho de uma mão fazendo “jóia”.

Perto do último rolo, a projeção era parada e cada um era encorajado a dar a sua opinião: Dedão pra cima final feliz, dedão pra baixo o cara se dava mal.

Não há notícias de que alguma vez a platéia escolheu o final feliz nem tão pouco que o diretor chegou a filmá-lo. Se fosse exibido agora no Brasil, do jeito que o povo (ou o rebotalho que assiste reality show) tem espírito de porco na hora de votar, seria diferente.

Veja também:
Percepto, outra chocante invenção de William Castle
Odorama, cinema com cheiro!
CinemaScope, a maravilha moderna
Brilhante Technicolor
Pornô em 3D
Gigantela - CinemaScope made in Brazil


[Ouvindo: Walkin' After Midnight – Patsy Cline]

7 comentários:

Leticia disse...

Sardônico. Há quantos milhões de anos não ouvia esta palavra?

Você desencava cada coisa, Miguel!

"O terrível poder de punir". Deve ser isso que excita tanto no BBB. Como se vê, a humanidade não muda.

Inxcrusive os marketeiros.

Miguel Andrade disse...

Letícia, como aqui é tudo torto, parecendo o planeta do inimigo do Superman, o Bizarro, no caso do BBB é o incrível poder de punir os que andarem na linha.

Leticia disse...

Aí já são particularidades de BBB, Miguel.

Sei de osmose alguns nomes, mas não imagino suas atuações, as notinhas que o público dá, por que e qual o fio moral nisso.

Sim, porque, pra punir quem anda na linha, deve ter um memorial descritivo muito moderno que não está ao alcance da minha cabeça.

Leticia disse...

Ah, Miguel, de BBB só sei alguns nomes por osmose. Não sei como agem, como são e por que merecem chibatadas. O público deve ter um memorial descritivo muito muderno pra isso. Sei eu lá?

Leticia disse...

Ops! Está demorando pro comentário ser liberado e achei que não tinha passado. Desculpe a duplicidade.

Anônimo disse...

O ator Ronald Lewis (Robert) https://www.spotlight.com/hallfame/portraits/ronald_lewis.jpg é parecido com o David Hasselhoff (o famoso Mitch de baywatch) http://www.specialfarm.net/images/the-hoff.jpg ou foi só impressão minha?

Miguel Andrade disse...

Letícia, tudo bem, deu pra entender.

Anônimo, e de Super Máquina, né? Lembra levemente sim, mas me lembrou também o Errol Flynn sem bigode.

Related Posts with Thumbnails