Barbara Steele no mundo das artes plásticas

1

Poucas estrelas viveram o maravilhoso cinema pop 60’s como Barbara Steele. Ela foi musa ao trabalhar com diretores lendários como Bava, Corman, Fulci, Antonioni e tantos outros.

A consagração veio com 8 ½ de Federico Fellini de 1962. Indicado a cinco Oscares (levou o de figurino em preto e branco e estrangeiro) ajudou a firmar todo o elenco como astros internacionais.

Barbara Steele não ouviu o canto de Ondina hollywoodiana, seguindo na Europa. Aproveitou o foco eminente em seu nome para se lançar como pintora numa vernissage que parou Roma.

Sua tela abstrata mais famosa era intitulada "Fellini 8 1/2". Segundo explicou à imprensa, foi produzida para marcar sua participação no filme do mestre.

Era a mocinha exótica tipicamente da época. Seus olhos grandes e longos cabelos negros pareciam ideais a histórias góticas de amores impossíveis, cimentadas atrás de paredes de pedra e será para sempre lembrada pelo cinema de horror.

Em alguns destes filmes seus rosto fez também parte da cenografia em telas e até uma estatueta. O usuário do Twitter @theoakdrivein reuniu os frames destas “obras de arte” em que Barbara Stelle foi musa literal.

A Maldição do Demônio (La maschera del demonio , 1960 de Mario Bava)
O Poço e o Pêndulo (Pit and the Pendulum, 1961 de Roger Corman)
Amor de Vampiros (Amanti d'oltretomba, 1965 de Mario Caiano)
Um Anjo Para Satã (Un angelo per Satana, 1966 de Camillo Mastrocinque)

Que fim elas levaram? Só deus sabe, Objetos de cena geralmente são tratados apenas como isto.

vimos aqui no blog o caso do quadro que apareceu em vários filmes, embora o ator retratado nem estivesse mais ente os vivos.

Quanto aos trabalhos de Barbara Stelle, não há notícias de que tenha continuado a pintar. Seu trabalho mais recente foi emprestando a voz na série Castelvania da Netflix em 2020.

 Veja também:
Barbara Steele e Mario Bava às voltas com o demônio
 Eva Green através dos séculos

 

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Barbara Steele é simplesmente a mulher mais linda e perfeita que já existiu no mundo inteiro em todos os tempos. Ela é o epítome da beleza e da perfeição absolutas da mulher morena e inglesa ao mesmo tempo além de medir a altura ideal de um metro e sessenta e oito centímetros também.

    ResponderExcluir
Postar um comentário