Todas as canções de Dor e Glória

0
Junto a filmes memoráveis, Pedro Almodóvar nos trouxe incontáveis canções populares de outros tempo que sem ele, muito provavelmente teriam caído no esquecimento. Ou nem seriam do conhecimento de gerações que não são hispânicas.

Ele já chegou a musicar um filme inteiro utilizando apenas essas músicas, Kika (1993).  Fiz um post agregando todas elas que você confere clicando aqui.

Em 1997 a gravadora EMI distribuiu um CD com tudo o que se ouviu em seus filmes nessa arqueologia musical almodovariana. Ia de Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão (Pepi, Luci, Bom y otras chicas del montón , 1980) a De Salto Alto (1992).
Capas dos CD's: 1997 e 2008
Bem, depois vieram outros 13 longas, espero sentado um volume 2 . Em 2008 foi a vez da Phantom Sound & Vision lançar outro CD chamado B.S. O. Almodóvar que trouxe muitas das canções do outro disco, mas incluiu até Volver (2006).

Abraços Partidos (Los Abrazos Rotos) só sairia em 2009. Benzadeus vivemos num mundo com streaming de música e não precisamos mais esperar a boa vontade de uma gravadora para ouvir alguma coisinha.

O mais recente dele, Dor e Glória (Dolor y Gloria, 2019) trouxe mais seis canções cheias de drama e poeira kitsh. Dá pra ouvir todas relembrando  o seu 21º filme.


A Tu Vera - Elenco
É a canção que as lavadeiras cantarolam logo no começo.  Entre elas Penélope Cruz e a joven cantora Rosalia fazendo sua estreia como atriz na pequena participação.

A Tu Vera ("Ao seu lado" traduzindo ao português) tem muitas regravações, mas a mais famosa foi na voz da diva Lola Flores. O bolero foi cantado por Flores no filme O Cabaré das Ilusões (El balcón de la Luna, 1962 de Luis Saslavsky) e ela seguiu o cantando até o final de sua vida (assista no player acima!).

Kiss – Marilyn Monroe
Durante o ensaio do monólogo de Alberto vemos Marilyn no telão cantando Kiss. É um trechinho de Torrentes de Paixão (Niagara, 1953 de Henry Hathaway).

¿Cómo pudiste hacerme esto a mí? - Alaska y Dinarama
O duo também foi figurinha fácil nos primeiros filmes de Almodóvar. Genial que o escutamos no cinema durante a exibição daquele filme 80’s que Salvador não vai.

Alaska também trabalhou como atriz no primeiro filme do diretor: Pepi, Luci, Bom e Outras Garotas de Montão de 1980. É uma das maiores pop stars da Espanha com participação durante o movimento la movida.
La Vie en Rose - Grace Jones
Outra cena com o ensaio de Alberto. A regravação da música de Edith Piaf por Jones aconteceu em 1977 e já reapareceu na trilha de vários filmes.

La noche de mi amor – Chavela Vargas
A costa-riquenha Vargas pode ser considerada habitué das trilhas almodovarianas. Esta versão da música da brasileira Dolores Duran é ouvida quando Frederico, o antigo amante de Salvador, assiste ao monólogo de Alberto.

Come sinfonia – Mina
Quando o jovem Eduardo desenha o pequeno Salvador. “Come sinfonia” é uma composição do italiano Pino Donaggio (mais tarde um compositor celebre de trilhas sonoras) defendida pelo próprio no festival de San Remo de 1961.

Ficou em sexto lugar, ninguém deu muita bola. Até que no mesmo ano a Mina a incluiu no lado B de um compacto indo parar entre as mais pedidas do rádio.

A própria cantora aparece em Dor e Glória cantando o tema num vídeo de arquivo na TV. Mina havia participado da trilha de Matador (1986) com a fatal "Espérame en el cielo".

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)