Betty Faria de Cannes para Santana do Agreste

3
Quem tem amigos têm tudo mesmo né? E um dos meus enviou a seguinte nota que ele encontrou na Playboy de edição e agosto de 1988 (aquela com Isabela Garcia na capa):
“Aplaudida de pé em Cannes por sua participação em Romance de Uma Empregada, de Bruno Barreto, Betty Faria vai realizar dois sonhos: interpretar Tieta do Agreste numa minissérie para a TV e estrelar um filme baseado na história de Tânia Lamarca. Ambos produzidos por ela mesma.”

Como bem se sabe, o projeto da minissérie viraria a novela Tieta escrita por Aguinaldo Silva e exibida entre agosto de 1989 a março de 1990. Um sucesso histórico! Verdadeira mania nacional, cujos reflexos na cultura popular podem ser sentidos até hoje.

Quando a notinha foi publicada o horário das 8 (atual 9) era ocupado por Vale Tudo de Gilberto Braga. A notinha foi publicada exatamente um ano antes da estreia de Tieta!

Foto promocional da novela Tieta
Ela realmente foi produzida tão as pressas, sem maiores planejamentos, que entre as duas tramas foi ao ar o Salvador da Pátria de Lauro Cesar Muniz contendo Betty Faria num papel importante. Tassia Camargo, a irmã sonhadora Elisa, também esteve em Salvador da Pátria, mas seu personagem morria logo.

É bem raro uma estrela estar em duas novelas seguidas. Isso foi possível porque a  personagem central só entrou na novela a partir do capítulo 20, então houve tempo para terminar Salvador da Pátria, enquanto sua sucessora começou a ser gravada.
Com José Wilker em O Salvador da Pátria
Quando a gente revê a trama parece uma infinidade de tempo até ela descer em Santana do Agreste toda de couro vermelho. Porém, dramaticamente é eficaz esse tempo todo, quando todos os personagens deu seu ponto de vista sobre a personagem.

Outra coisa perceptível numa revisão é que a cidade cenográfica não está pronta durante os primeiros capítulos, com muitas cenas produzidas em planos fechados. Isso tudo, porque, conforme consta na página Memória Globo, Tieta começou a ser feita apenas 40 dias antes de sua estreia.


Para o horário estava planejada Barriga de Aluguel, o que seria a estreia solo de Gloria Perez no  horário nobre. Boni, o todo poderoso da emissora na época, achou melhor remanejar essa história para as 18 horas e levar ao ar uma adaptação de Jorge Amado.
Trio central de Barriga de Aluguel
Betty Faria havia pessoalmente tratado da compra dos direitos do romance Tieta do Agreste com o autor. O plano era produzir uma minissérie independente, dirigida por Roberto Talma e exibida na Globo, coisa que a emissora não tem tradição, embora tente algumas vezes.

A musa sempre contou que lá em 1977, quando Amado finalizava o livro, a esposa dele, Zélia Gattai teria lhe dito que “daqui a alguns anos você poderá ser ela”. Isso pesou quando a mesma história foi recontada no cinema por Cacá Diegues em 1996, agora com Sonia Braga no papel principal, fato que Betty Faria jamais escondeu ter detestado, treta que você pode ler a respeito clicando aqui.

Com bastante malícia na trama, estranhamente a Playboy, que publicou a notinha um ano antes, não deu muitas capas a atrizes do elenco enquanto Tieta estava no ar. Apenas Fronçoise Forton (agosto de 1989, “A atração mais gostosa de Tieta”) e Tássia Camargo (Dezembro de 1989 – “Mais provocante do que nunca. A Elisa de Tieta”) apareceram na revista.
Em abril de 1990 as “Rolinhas do Coronel da Tapitanga” protagonizaram um ensaio sensual nas páginas da publicação, mas não foram o destaque do mês. Betty Faria que havia posado em agosto de 1978 e em outubro de 1984 apareceria na versão mexicana da revista em novembro de 1992 com referência a novela Tieta na capa.

Grande produtor mundial de telenovelas, o sucesso da brasileira Tieta no México a partir de 1991 foi outro ponto extraordinário. Pra gente ter uma noção o quanto nossas produções são distantes daquele país, a trama foi substituída por Roque Santeiro, produzida e exibida pela Globo em 1985.

Veja também:
Jorge Amado e as adaptações de sua obra
Duelo de Tietas: Betty Faria Vs. Sonia Braga
Quando Master System chegou a Santana do Agreste
Música para Salomé, A Rainha da Rumba bailar
Betty Faria num mercadinho pertinho de você

Postar um comentário

3Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. O pessoal da Playboy, esqueceram que as atrizes Lídia Brondi,claudia Alencar,Yona Magalhães e Simone Carvalho ambas presentes no elenco de Tieta,já tinham sido capa da revista playboy.

    ResponderExcluir
  2. @Xuxa Mania, o texto se refere enquanto a trama estava no ar.

    ResponderExcluir
Postar um comentário