TV registrou Swanson em musical de Crepúsculo dos Deuses que nunca aconteceu

0
 Dos tesouros da web! Um amigo me chamou a atenção a este raríssimo registro de Boulevard, o musical que adaptaria Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950 de Billy Wilder) estrelado por Gloria Swanson, que repetiria seu papel no filme.

No vídeo Swanson canta Those Wonderful People num programa de TV de outubro de 1957. Como o espetáculo nunca chegou aos palcos é uma oportunidade única de assistir a atriz novamente encarnado Norma Desmond (e cantando!).
Indicada ao Oscar pelo papel que lhe deu a oportunidade de voltar ao panteão de Hollywood após gloriosos anos do cinema mudo, num paralelo com a personagem que interpretou, Gloria Swanson passou a planejar este musical por volta de 1952. Consta que ela tinha aprovação verbal da Paramount para seguir o projeto.

Até que no começo de 1957 recebeu uma carta do presidente atual lhe negando o direito da adaptação, por acreditarem ser “prejudicial à obra original”. Por tanto, quando ela foi à televisão encenar o número o espetáculo já não existia mais.
Essa recusa do estúdio dá a história da atriz e do filme outro aspecto irônico. Impossível não imaginarmos Gloria Swanson respondendo com fúria ao sujeito: “Sem mim não haveria Paramount!”.
Em 2008 vários gravações das musicas, captados em ensaios, coquetéis e festas dados por Swanson ao longo dos anos enquanto a produção estava ativa foram lançados em um CD. Neste link é possível ouvir alguns trechos.
Um diferencial do roteiro da peça seria o final feliz, com a estrela libertando Gillis para seguir a vida ao lado da jovem Betty. Bem, isso não me choca mais do que transformar um dos mais perfeitos filmes já filmados em um espetáculo com pessoas cantando sem parar.

Mas isso parece que sempre fez sentido pra muita gente já que incontáveis tentativas de adaptar Crepúsculo dos Deuses em musical continuaram acontecendo. Na década de 60 o diretor e co-roteirista Billy Wilder foi interpelado a respeito por um compositor que trabalhava em outra versão: "Você não pode escrever um musical sobre Sunset Boulevard. Ele tem que ser uma ópera. Afinal de contas, trata-se de uma rainha destronada.".
Finalmente na Inglaterra em 1991 estreou nos palcos a oficial primeira adaptação do filme. A mais famosa aconteceu em 1993 em Los Angeles e depois Broadway com Glenn Close interpretando Norma Desmond com musicas de Andrew Lloyd Webber.

De lá pra cá foram incontáveis remontagens em todo planeta, inclusive uma no Brasil em 2019, com Marisa Orth revivendo a obcecada ex- estrela de cinema mudo. Cada um sabe deve saber o tamanho do seu pé, não é mesmo?
Curioso como independente do lugar e época a histórica continua sendo a mesma filmada lá em 1950 sobre um momento de transição que não só o cinema, mas o mundo vivia. Não é difícil identificar um momento similar ao que estamos vivendo hoje.

Nos últimos 20 anos existiram vários boatos sobre tentativas de levar essa montagem ao cinema, coisa que ainda não se concretizou. Madonna já esteve atrelada aos mexericos após Webber admitir que aprovaria seu nome e prontamente disse não estar interessada.

Veja também:
James Dean na mansão de Norma Desmond
Norma Desmond em esplendorosa alta definição
Gloria Swanson na cova do leão
“Você sabe quanto custa um Isotta Fraschini?”
Fume tal e qual Norma Desmond

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)