Efeitos ópticos que ainda impressionam aqui em 2019: a
transformação em monstro como em O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde,
1931 de Rouben Mamoulian). O rosto do ator se transmuta diante dos nossos
olhos sem corte algum para adicionar maquiagem.
O efeito difere, por exemplo, daquelas maquiagens de lobisomem
do cinema clássico, onde a imagem dava “soquinhos” até completar a transformação
(era adicionada quadro a quadro, em stop motion). Aqui é contínuo, sem nada de
edição.
Bastante utilizado em histórias de terror ao longo das
décadas, o efeito teria sido visto pela primeira vez na versão de Ben-Hur produzida
em 1925. Para mostrar o milagre de Cristo na pele das "leprosas".
Mas não há milagre! Pura ciência e técnica muito bem aplicada junto a maquiagem, conforme muito bem demonstrou o canal RocketJumpFilm School.
Mas não há milagre! Pura ciência e técnica muito bem aplicada junto a maquiagem, conforme muito bem demonstrou o canal RocketJumpFilm School.
O ator tem partes do rosto maquiadas com tons avermelhados como se fosse a máscara do monstro. Colorizei o frame abaixo, apenas para termos uma noção do que deve ter sido nos bastidores em 1931.
Quando ele vai se transformar, a iluminação era trocada de vermelha
para azul (a cor contrastante) o que fazia revelar a maquiagem avermelhada que
dava os contornos monstruosos ao rosto do ator. Isso, claro, só funciona em filmes preto e branco, ou perceberíamos o truque da diferença da cor da luz.
E estava feito a "mágica"! Maquiagem, troca de filtros de iluminação e a interpretação do ator (Fredric March levou o Oscar de melhor ator daquele ano).
O diretor Rouben Mamoulian guardava o segredo quando era perguntado, embora a técnica fosse empregada em vários outros filmes, sendo bastante lembrada nos do italiano Mario Bava. Apenas no final da década de 60 Mamoulian revelou em entrevista como fez a cena mais famosa de seu O Médico e O Monstro.
Existe um gif ou vídeo que percorre as redes sociais há algum tempo
onde uma velhinha vira bruxa. Geração acostumada a computação gráfica fica
assustada com a perfeição numa época tão remota do cinema.
A cena pertence à comédia Sh! The Octopus (1937 de William
C. McGann) filme que por muito tempos e considerou perdido. Perceba que após 12
anos de Ben-Hur e 06 de O Médico e O Monstro a técnica está aperfeiçoada e até
os olhos e dentes da atriz mudam.
E um dos fascínios dos velhos truques ópticos ou mecânicos
dos primórdios do cinema sob a CG é exatamente este. Quando funcionavam são insuperáveis em sua magia.
Veja também:
Avesso da cena: A timeline do efeito morfe
Avesso da cena: Minutos finais de Profissão: ReporterAvesso da cena: A timeline do efeito morfe
Avesso da cena: Ash contra um possuído
Sensacional!
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