Avesso da cena: Minutos finais de Profissão: Reporter

1
Os sete minutos que entraram para a história. A penúltima cena de Profissão: Repórter (Professione: repórter, 1975 de Michelangelo Antonioni) intrigou cinéfilos e estudiosos por décadas.

Não só um longo plano sequencia contendo clímax da história, mas submete a câmera a malabarismos que chega a atravessar uma estreita grade da janela. Assista no player abaixo ou clicando aqui.

Ela sai do quarto pela janela dá uma volta de 180 gruas e volta a mostrar a janela, com o personagem de Jack Nicholson já morto na cama. Tudo sem perder foco ou ter a luz prejudicada.

Na faixa de comentários do DVD o ator diz que o diretor construiu todo o hotel pensando nesta sequência. Acredita-se que isto não seja verdade, segundo informações obtidas através de fotos e registros das filmagens.
Apenas as barras foram afastadas com o auxílio de dobradiças, dando espaço para a câmera que seria captada por um gancho. Antonioni escolheu esta locação porque antes havia existido ali uma igreja e sua janela dava para uma arena de touradas.

A sequencia só pode ser filmada ao entardecer, entre 17 e 19h30 horas, para que não sofresse muita diferença entre a iluminação natural exterior e interior do quarto. Com a ventania da atmosfera local ainda surgiu a dificuldade de não balançar a câmera, presa a uma estrutura, conforme na foto abaixo.
BFI
Antonioni afastado numa van assistindo tudo por monitores e coordenando com microfone os técnicos e atores envolvidos na tomada. Hoje parece até simples, mas com a tecnologia da época foi uma conquista no mínimo fabulosa.

Claro que tudo foi absorvido pela cultura pop e gerou algumas tentativas de reprodução. Bom exemplo pode ser visto no trailer de Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive (Jason Lives: Friday the 13th Part VI , 1986 de Tom McLoughlin) que você assiste no player abaixo.
Pena que tem um corte quando o caixão se levanta. O resultado foi tão bom que imagens do trailer (que embora seja sobre o retorno do Jason após ele ter morrido dois filmes atrás não o mostra) que trechos foram aproveitados num flashback da parte oito da cine série.

Veja também:
Avesso da cena: O Iluminado em movimento
Avesso da cena: Plano sequencia de 007 contra Spectre
Avesso da cena: Na banheira com Freddy Krueger

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. isso me fez lembrar de uma cena em "o quarto do pânico" (2002). Numa única tomada a câmera passeia pela casa da Jodie Foster atravessando as barras de um corrimão e descendo até o andar de baixo. No making Of é revelado que as barras são digitais.

    ResponderExcluir
Postar um comentário