Os sete minutos que entraram para a história. A penúltima
cena de Profissão: Repórter (Professione: repórter, 1975 de Michelangelo
Antonioni) intrigou cinéfilos e estudiosos por décadas.
Não só um longo plano sequencia contendo clímax da história,
mas submete a câmera a malabarismos que chega a atravessar uma estreita grade
da janela. Assista no player abaixo ou clicando aqui.
Ela sai do quarto pela janela dá uma volta de 180 gruas e
volta a mostrar a janela, com o personagem de Jack Nicholson já morto na cama.
Tudo sem perder foco ou ter a luz prejudicada.
Na faixa de comentários do DVD o ator diz que o diretor
construiu todo o hotel pensando nesta sequência. Acredita-se que isto não seja
verdade, segundo informações obtidas através de fotos e registros das
filmagens.
Apenas as barras foram afastadas com o auxílio de dobradiças, dando espaço para a câmera que seria captada por um gancho.
Antonioni escolheu esta locação porque antes havia existido ali uma igreja e
sua janela dava para uma arena de touradas.
A sequencia só pode ser filmada ao entardecer, entre 17 e 19h30
horas, para que não sofresse muita diferença entre a iluminação natural
exterior e interior do quarto. Com a ventania da atmosfera local ainda surgiu a
dificuldade de não balançar a câmera, presa a uma estrutura, conforme na foto
abaixo.
BFI |
Claro que tudo foi absorvido pela cultura pop e gerou
algumas tentativas de reprodução. Bom exemplo pode ser visto no trailer de Sexta-Feira
13 Parte 6: Jason Vive (Jason Lives: Friday the 13th Part VI , 1986 de Tom
McLoughlin) que você assiste no player abaixo.
Veja também:
Avesso da cena: O Iluminado em movimento
Avesso da cena: Plano sequencia de 007 contra Spectre
Avesso da cena: Na banheira com Freddy Krueger
isso me fez lembrar de uma cena em "o quarto do pânico" (2002). Numa única tomada a câmera passeia pela casa da Jodie Foster atravessando as barras de um corrimão e descendo até o andar de baixo. No making Of é revelado que as barras são digitais.
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