Precoce morte da Loira Platinada

2
Capa do Daily News do dia 8 de junho de 1937. O mundo estarrecido com o falecimento de Jean Harlow aos 26 anos!

No Brasil, a Folha de São Paulo também deu capa no dia anterior, em sua edição noturna chamada Folha da Noite. Infelizmente o exemplar disponível nos arquivos do jornal online está ilegível.

O jornal paulistano continuou noticiando sua morte por um tempo, além de seus filmes voltarem em cartaz. Logo no dia seguinte publicaram que a mãe da atriz desmaiou ao ser avisada.

Desde Valentino (em 1926 aos 31 anos) não se viu comoção envolvendo estrelas de cinema. E como toda morte precoce, a de Harlow gerou uma infinidade de boatos.

Precisando de informações imediatas, a imprensa começou a especular a causa da morte. Daí surgiu o comentário de que a culpa seria de sua mãe, uma fanática da Ciência Cristã, que teria se recusado a deixar os médicos operarem a filha, porque sua crença permite apenas a oração como forma de cura.

Embora pitoresco e publicado até em biografias ditas sérias, hoje se sabe que isso não procede. Jean Harlow morreu enquanto estava sendo tratada em um hospital com uremia, provocada por nefrite aguda.

Além de especulações sobre causas, astros que se vão cedo perpetuam seu mito e geram um batalhão de sósias e aspirantes ao seu posto. Marilyn Monroe nunca escondeu que era sua fã, tendo crescido sonhando em se tornar um dia Jean Harlow.

A capa do jornal é um oferecimento Pulp Magazine

Veja também:
Uma vida em tons de cinza
Harlow vs. West


Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário