domingo, 25 de outubro de 2009

Uma vida em tons de cinza


Pode apostar que é uma das coisas mais raras que já publiquei aqui: Foto colorida da Jean Harlow!!!

Dá pra confiar de que não é photoshopagem porque a escaneei de uma revista anterior a popularização digital da técnica. Além do resultado final por computador seja reconhecível.

Harlow, a primeira super star platinada, faleceu dramaticamente em 1937, aos 26 anos, em circunstâncias controversas. Há quem aponte negligência médica por parte de sua mãe, pertencente a uma religião que crê na cura apenas por Deus.

Embora sua imagem tenha ficado restrita ao B&W, abriu caminho para outras moças de cabelo descolorido no mais berrante Technicolor. A imprensa ainda era toda em preto e branco, e, obviamente, as fotos promocionais dos estúdios também.

Na faixa de comentários em áudio do DVD Ed Wood (1994), Tim Burton fala algo a respeito. Eles tiveram dificuldades com a maquiagem para transformar de forma convincente Martin Landau em Bela Lugosi.

Até que se lembraram nunca terem visto o ator de Drácula (31) colorido em fotos ou filmes. Este seria um dos motivos para terem optado pela fotografia em preto e branco, mesmo estando conscientes de que derrubaria em 70% as chances de êxito nas bilheterias.

Sabe-se que Burton estava 100% correto. A obra-prima foi um injusto fracasso de público, mas graças à escolha, levou os dois únicos Oscars, maquiagem (Rick Baker e equipe) e ator coadjuvante (Martin Landau).

Veja também:
Em glorioso preto e branco


6 comentários:

Refer disse...

o p/b tem uma dramaticidade e uma beleza plástica/estética que não sei explicar.

é a primeira foto de Jean Harlow que vejo em cores e é a primeira vez que ela não me parece bonita.

Miguel Andrade disse...

Refer, também acho bem diferente. principalmente porque nem platinada está.

A cor a deixou mais perto de um ser humano comum, mortal.

Kordacapra disse...

...Nossa, lá no outro comment o assunto terminou em Jean Harlow... Só a tinha visto colorizada... (e adivinha o filme!). A cores em foto pra mim é inédita!!!

Miguel Andrade disse...

Kordacapra, tinha me esquecido daqueles filmes dela, tipo "Mares da China", que foram colorizados.

Faéu disse...

Eu nunca tinha pensando que inpumeras pessoas eu nunca conhecerei coloridas. Uh...

E Ed Wood é lindo. Talvez a obra prima de seu diretgor. Dá para não amar aquela coisa horrível que é Plano 9 depois de ver o olhar de Johnny Depp no cinema? Ou das cenas da Vampira? A filmagem final de Bela Lugosi? Não, não dá.

Miguel Andrade disse...

Faéu, raramente a gente lembra que nunca o vimos coloridos.

Ed Wood é espetacular. Não me canso de assistir....

A trilha sonora do Howard Shore também é genial. Chega a usar acordes do Lago dos Cisnes, tema dos filmes da Universal, para o Lugosi.

Related Posts with Thumbnails