Dá pra apostar que foi produzido a toque de caixa, como quase tudo que leva a marca Xuxa, crente que independente da qualidade, vai vender bem. Lançado no embalo do sucesso do programa da TV Globo a partir de 1986 junto a uma saraivada de outros sub produtos.
Como a data bate de frente com o famigerado Plano Cruzado, eu apostaria que foi lançado em 1987, assim que a poeira da crise baixou. Se já dava pra comprar gás de cozinha, porque as mães dos piás não podiam adquiri sandalinhas, figurinhas, canetinhas, bonequinhas...
A maioria dos cromos adesivos eram desenhos ou evidentes encheções de linguiça, como laços com caras e bocas e muitos beijinhos. A única coisa realmente bacana foi seu inusitado formato de bolsa de jeans, com alça vazada e tudo.
De resto, vale dizer que todos os desenhos foram feitos com supervisão do cartunista Reinaldo Weissman, o mesmo responsável pelos cenários e toda linguagem visual do programa. Afinal, assim como os discos e VHS que a Globo lançou nesse primeiro momento, não é da Xuxa, mas do programa Xou da Xuxa.
Na última página há uma explicação para as palavras com “s” estarem escritas com “x”. Preocupação de pais e educadores 80’s.
Veja também:
Figurinhas Marte Ataca!
Figurinhas ALF
Figurinhas Vamp
[Ouvindo: Tango Square - Gotan Project]
Agora voltou essa coisa de figurinha... Até eu tenho vontade de colecionar, mas não tenho mais saco pra safadeza de editor, de reter uma ou outra pro pessoal continuar comprando feito louco.
ResponderExcluirLetícia, eu também tinha vontade, mas não da Copa. Coisa mais cafona Copa do Mundo...
ResponderExcluirSempre.. SEMPRE que eu vejo alguma foto da Xuxa (ou qualquer coisa relacionada a ela), me lembro do "clássico" quote: 'Sou Macia..Macia..Hummmm.."
ResponderExcluirCopa do Mundo, não! Mas podiam inventar uns álbuns mais temáticos, não?
ResponderExcluirFigurinha é um segmento nebuloso. Brasileiro é maluco por figurinha (mas desdenha o card, vá se entender o porquê)e as editoras sabem disso. Nos anos 50 e 60 houve coleções de figurinhas de todo tipo (flores, piratas, Disney). Hoje há o monopólio da Panini que impede que outras editoras se arrisquem na área. E também há a questão do 'direito de imagem' - a editora que lançar, p.ex. uma coleção de figurinhas de artistas de telenovela, está sujeita a receber uma chuva de processos por causa dos 'direitos de imagem'
ResponderExcluirEd, da cena do ~sabonetinho~, né? Hahaha
ResponderExcluirLetícia, eu compraria correndo o Album de Figurinhas Astros de Hollywood! o/
Refer, mas eles bem que tentam que os cards "colem" no Brasil. Tinha um aluno doente com uns cards japoneses... Uma vez levou pra aula e ficou HORAS me mostrando a coleção.
Eu lembro de incontáveis tipos de figurinhas na minha infância. Até de histórias da bíblia.
As figurinhas mais sem graça foram umas da Abril que já vinham com todas para completar junto ao album. Assim saiu Esquadrão Classe A, Turma da Alegria, etc.
Também tem esse entrave, Refer. Mas podiam, sei lá, investir num nicho em que os detentores de imagem dariam graças a Deus pela divulgação. Difícil...
ResponderExcluirLetícia, "nicho em que os detentores de imagem dariam graças a Deus pela divulgação" seria fabuloso! Um album de figurinhas de sub celebridades
ResponderExcluirAstros de Malhação, novas namoradas do cantor Bello, ex BBBs, Marias Chuteiras a granel...
Opa! E de celebridades já esquecidas... Se alguém encanasse com direito de imagem, era só dizer: "próximo...!"
ResponderExcluirE a gente correndo atrás "daquela" figurinha da Rosemary que falta...
Letícia, ninguém iria comprar. O povão quer saber é de quem dá pra quem na novela das 8 do momento. :(
ResponderExcluirVerdade, Miguel. Só dois comprariam: eu e você.
ResponderExcluirLetícia, a quantidade de acessos daqui já diz tudo! Só eu e você entramos aqui. E é de graça! :D
ResponderExcluirÔ, Miguel! Lá em casa tb. está um marasmo... acho que é o frio.
ResponderExcluirLetícia, vou passar a falar de Lady Gaga, BBB...
ResponderExcluirMe dá tristeza (não pelo blog, mas geral) é um post em que critico o Zezé di Camargo, por fazer mimimi com um problema que tinha nas cordas vocais (tendo a melhor medicina à mão), onde botei uma foto dele sem camisa, sem maiores intenções.
ResponderExcluirPra quê? É um dos posts mais acessados lá em casa (todo santo dia está no top). E não é nem pra ler nada. Só olhar. Donas de casas carentes...
Letícia, aqui é por algo muito semelhante. A maioria dos posts mais vistos é por uma tolice qualquer.
ResponderExcluir