quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Harrison Ford em Belém do Pará. Não!


 Errinho geográfico em Perigo Real E Imediato (Clear and Present Danger, 1994 de Phillip Noyce). No filme estrelado por Harrison Ford, a CIA arma uma guerra contra o cartel de drogas colombiano.

Quando os agentes norte-americanos se encontram num apartamento com o vilão interpretado pelo português Joaquim Almeida, há uma visão externa do prédio. Na tomada que não dura mais do que dois segundos, aparece nada menos do que o Edifício Manuel Pinto da Silva em Belém do Pará.

Tradicional na cidade, até a década de 50 era considerado o mais alto da capital paraense. No filme ele aparece exatamente aos 55 minutos e 21 segundos, mas há este trecho no You Tube.

Boa parte da história se passa na Colômbia e as locações foram próximas à Cidade do México. Mas não deviam ter à mão nenhum prédio como o Manuel Pinto. Pelo menos na hora de montar o filme.

E usar velhos trechos de arquivo é uma prática bem comum em filmes B (Ed Wood até se orgulhava disso!), mas em produções hollywoodianas com grandes astros tem lá sua graça a mais. Nesse, repare nas duas imagens que abrem este post como a textura da imagem do Brasil é muito diferente do resto do filme .

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails