segunda-feira, 28 de maio de 2012

Profissão: Bolete!

Como falta na Wikipédia em português o verbete “Bolete”, creio que seja necessário alguma explicação. Boletes eram as bailarinas do programa Clube do Bolinha.

Bolinha era um animador de auditório da TV Bandeirantes, hoje Band. Seu programa ia ao ar nas tardes de sábado, patrocinado sobre tudo pelos produtos Arisco.

A gente era pequetitinho mas entendia que Bolinha era um sub Chacrinha, com todo respeito. Por tanto, Boletes eram um tipo de sub Chacretes.

Ao contrário das moças que enfeitavam o palco do Velho Guerreiro, poucos nomes de Boletes nos vêm à mente. Ou melhor, apenas o de Zulu!

Zulu e Cleide

Zulu, a Bolete dramática que jamais sorria do alto do seu maiô cavadão. NUNCA! Mesmo com o apresentador fazer graça, mantinha o ar sisudo, sem falar nada, apenas reproduzindo a coreografia.

Outro dia noticiaram que suposta ex Bolete apareceu assassinada em Sorocaba. Que deus a tenha em bom lugar com sua infinita coreografia de braços pra cá e pra lá.

E foi assim que cheguei ao blog de outra ex Bolete, Lucinha. A quem agradeço imensamente o compartilhamento destas imagens.

Lucinha e Claudia

Paula, Marcia e Yara

Inês,Irene, Índia e Yara

Fábia,Sônia e Regina Gaucha

Agora pelo menos conhecemos outros nomes além de Zulu... Que bom, né?


24 comentários:

elemesmo disse...

Tenho quase certeza de que é a Zulu na capa do LP "Galeguim do zói azu" de Genival Lacerda http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_59318748_7236.jpg

LH disse...

Pior é que era bem isso, Miguel - a gente SABIA que Bolinha era um sub Chacrinha, e consequências idem. E falando da Zulu, eu lembro que uma vez o finado Alípio Martins foi lá cantar "Cheiro no cangote" - e, óbvio, ficou tentando cheirar o cangote da moça (!).

Mas você esqueceu do patrocínio do Creme Sardalina. E agora, no Clube do Bolinha, a melodiiiiiiiiiiia que meu povo gosta!

Miguel Andrade disse...

elemesmo, sem dúvida é ela! Hahahaha!!!

LH, de Sardalina eu não lembrava! Vi pouco Bolinha, só quando a minha avó encanava de assistir.

Glauco disse...

Só lembro disso: Bolinha, Bolinha está na hora de você entrar na linha!

chacretadas disse...

Bolinha recrutava muitas ex-chacretes em seu progama. Índia Amazonense, Rose Cleópatra, Sônia Lírio, Sônia Rangel, Mara Prado(Índia Poti), Gracinha Portelão, Gracinha Copacabana, Fatima Boa Viagem, Rita Cassino, Tania Bang Bang, Raquel Coelho,Lara Dee, Tania,Regina Polivalente,Suely Gagliardo e Sandra Veneno foram algumas delas).

chacretadas disse...

algumas boletes que tiveram destaque e são conhecidas por todos aqueles que acompanhavam o progama, foram Zulu, Sandra Lee, Beth Coqueiro, Roasana di capprio, Márcia, Índia Amazonense, Rita Cassino, Rose Cleópatra, Tânia, Sônia Lírio, Sandra Janete, Charlene, Valquíria, Ana Maria(Sulinha), Inês, Isná, Edna Poncell, Cristina, Fabia, Gina Tropical( foi chacrete e era chamada no Chacrinha de Gina Corintiana), Gracinha Japão, Katia Pavão(também foi chacrete), Lia Lorraina, Neide, Moara, Marcela, Silvana Pisca Pisca, regiane, Simone di Metri, dentre outras mais.

chacretadas disse...

ma verdade a Bang Bang era a Marly, que desapareceu no Japão! Tânia trabalhava nos bastidores.

DAVI VALLERIO disse...

Já ouvi falar que a Zulu tinha paralisia da face num dos lados,por isso a facilidade de ficar com cara de cú pra todo mundo

Miguel Andrade disse...

Glauco, só lembra disso nada! Tu tem cara de ter sido macaca de auditório do Bolinha.

Chacretadas, caramba, quanta informação bacana! Muito obrigado por compartilhar.

Desconhecia tudo isso.

Davi, metchiiiiira?!

Refer disse...

O mínimo que o Chacretadas tem a obrigação de fazer é escrever um livro sobre Chacretes & Boletes.

Sou um analfabeto no assunto, só lembro que o Bolinha apareceu anos antes narrando luta-livre; eu fazia e ainda faço uma imitação razoável do Bola dizendo "Clube do Bolinhaaaa!"

Miguel Andrade disse...

Refer, também acho! Nem as mães do Bolinha e Chacrinha devem ter tanta informação assim sobre boletes e chacretes.

Ana Laura disse...

eu amava a Zulu!!!! achava genial aquela mulher com cara de "só tô aqui pq preciso da grana" hahahah meu pai não perdia um sábado de Clube do Bolinha!!!

Miguel Andrade disse...

Ana, eu tb gostava. Esperava pra ver o Bolinha enchendo ela.

Minha avó amava tanto ele quanto a Sônia Abrãao.

Ariane disse...

E pensar que essa mulherada seria considerada gorda pros padrões atuais...
Tô sempre aqui, Miguel, raramente comento ;)

Miguel Andrade disse...

Ariane, gordas mas gostosas. É isso o que na verdade importa entre os moços que gostam de moças.

Que bom, Ariane. Legal saber que você está por aqui!

Anônimo disse...

Ola estou precisando sabe ro paradeiro da Ana Maria, ela era minha amiga e eu vim morar fora do brasil e perdi o contato e estou desesperada para encontrar-la meu email e licarter1975@hotmail.com, obrigada

Miguel Andrade disse...

Li, publicado teu comentário. Quem sabe ela lê! Abraços e boa sorte!

chacretadas disse...

até queria fazer um livro. porém...

chacretadas disse...

Até penso nisso Refer e Miguel! porém..

Anônimo disse...

Segue o paradeiro da Ana Maria:

https://www.facebook.com/anamaria.desa.564?fref=ts

gergbs disse...

Não sei se e da sua época mas conheço a Silvana pingo de ouro que foi apelidada assim depois o apelido pingo de ouro foi pra Sueli assim q a Silvana saiu.

Edna A. disse...

Se vc tiver o da zulu eu agradeço tambem. Sou sua ex cunhada e perdi o contato.

Anônimo disse...

Zulu, Marta Martins, ou Marta Rodrigues Nascimento foi assassinada em 2012 aos 50 anos de idade. Ela morava em sorocaba e trabalhava como prostituta. O seu assassino foi um namorado/cliente de 25 anos, que a ameaçava para que ela deixasse a profissão. Pois ele a esfaqueou, envolveu seu corpo em cobertores e o deixou no quintal da casa, cujo odor decorrente do adiantado estado de decomposição fez com que vizinhos chamassem a policia. Como se não bastasse, deixou um bilhete chulo como ele: Sair com homem casado e que dar e isso morte sua garota de programa sua puta.
Me pergunto: Quantas vezes Zulu teve que morrer para viver? Como tantas outras, reféns do ridículo machismo que prefere matar a se dar conta que ninguém e de ninguém...

Miguel Andrade disse...

Anonimo, não foi a Zulu. Veja a matéria >> http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/389822/ex-dancarina-do-programa-do-bolinha-e-achada-morta

Related Posts with Thumbnails