

A estréia mundial de Amantes em Férias" aconteceu esta semana no Rio de Janeiro. Henry Levin declarou que voltara ao Brasil em dezembro próximo, provavelmente, para iniciar os preparativos da filmagem — com cenários verdadeiros — de uma historia inteiramente desenrolada em diferentes regiões do País, e interpretada por artistas americanos e brasileiros.” Revista Manchete, agosto de 1959 (clique para ler no original)
O diretor Levin não estava fazendo média quando disse que queria rodar um filme realmente tendo o Brasil como locação. Em 1966 dirigiu Operação Paraíso (Se tutte le donne del mondo), sátira a James Bond que se desenrolava no Rio de Janeiro.
Pensei que a “mágica” da retro-projeção (ou back-pojection) fosse tão comum antes que as pessoas nem a notassem. Raramente Hollywood manda uma equipe toda aos confins do mundo se podia usar esse recurso tão mais em conta, além de rápido.

Como todos os efeitos especiais não digitais, tudo eram feito “ao vivo”, durante as filmagens. Grosso modo, atrás dos atores havia uma tela e atrás dela o projetor para a paisagem.
Alternativa à retroprojeção, o matte tinha resultados mais realistas, mas exigia um trabalhoso processo para a junção dos dois negativos a serem combinados depois de filmados. Complexo, dispendioso e demorado, pode ser visto tanto no Kink Kong de 1933 quanto nos vôos do Superman de 1978.

Chroma-key tinha resultado não muito limpo, borrando as bordas dos atores com as cores do fundo, quase sempre azul (depois passaram a usar o verde). Dessa forma, era utilizado muito mais em produções baratas de TV do que no cinema.




Veja também:
O faroleiro de Acapulco
Copacabana me engana
Sabe que tenho passado por esse post e não consigo atinar, na primeira foto, se é o centro do Rio ou de SP? Os prédios, na minha cabeça, são sempre tão parecidos...
ResponderExcluirLetícuia, creio ser o Rio... Sempre achei que fosse.
ResponderExcluirE o grupo apreciando o Pão de Açúcar logo em frente...
ResponderExcluirLetícia, hahah tem cara. lembra um pouco aquele trecho na entrada do Paraíso.
ResponderExcluirMas devem estar vendo o corcovado mesmo.