Um certo vestido esvoaçante antes e depois de Marilyn Monroe

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Marilyn Monroe ficou eternamente marcada pela cena em que o ventinho do metrô de Nova York ergue sua saia. Cena do clássico O Pecado Mora ao Lado (The Seven Year Itch, 1955 de Billy Wilder), gravada em locação e depois refeita em estúdio.

Certa vez uma deficiente auditiva me contou que pra se referir a Marilyn e a fazia um movimento como se fosse o do vestido. É provável que existam seres humanos que não conhecem o nome Marilyn, mas já tenham visto a figura loira em si, as voltas com um vestido que teima em esvoaçar.

Mas ela não foi a primeira e ainda assim, é bem curioso como ela ficaria marcada. Talvez porque toda a campanha publicitária da Fox tenha sido em cima dessa cena bem ousada para a época, né?

Em “What happened on Twenty-third street, New York City”, curta de 1901 que pretendia registrar o cotidiano da Grande Maça já temos uma moça enfrentando o ventinho do metrô. O filmete secular por décadas era conhecido apenas por especialistas até surgir o Youtube e percebermos a possível inspiração de Billy Wilder.

Se uma saia acidentalmente esvoaçante causou frisson em 1955 (Lembrando que a estrela teria sido até violentada pelo então marido Joe DiMaggio) imagina em 1901? Um escândalo!

E entre os dois casos ainda teve, conforme lembrou este blog aqui, a gracinha da Joyce Compton em Cupido é Moleque Teimoso (The Awful Truth, 1937 de Leo McCarey). O que me parece mero acaso.

O Pecado Mora ao Lado tenta retratar os hábitos dos nova yorkinos. Bem provável que intencionalmente ou não, o curtinha do começo do século XX chamado “O que aconteceu na vigésima terceira rua, Nova York” tenha em algum momento influenciado a imaginação de um roteirista, afinal, não era qualquer lugar no planeta que tinha metrô e, portanto, esse "perigo".


Obvio que depois de Marilyn todas as citações, referências, sátiras  no mundo inteiro voltam ao filme de Wilder. Que maravilha de exemplo a Edwige Fenech, rainha dos gialo, no seu momento Marilyn em Asso, dirigido por Franco Castellano e Giuseppe Moccia em 1981.

Aliás, nos anos 80 Marilyn segurando a saia era estampa de cama, mesa & banho. Alcançou níveis estratosféricos de cafonice, mas tá tudo bem agora.

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