Atriz de cinema no país das telenovelas

0
NotrecinemaSe em Hollywood atores de cinema eram bem diferentes dos da TV, no Brasil a televisão se tornou um veículo tão forte, que era um luxo poder escolher não trabalhar lá. Produções para a TV eram consideradas artisticamente inferiores.

Hoje as coisas mudaram um pouco tanto lá quanto cá. Mas aqui contam-se nos dedos atores e atrizes tipicamente de cinema, como a Liana Duval que em entrevista a revista A Cena Muda em fevereiro de 1954, quando havia certo deslumbre generalizado com o eletrônico, foi enfática em refutá-lo.


Na época estúdios de cinema brasileiros estavam fechando as portas após um inicio auspicioso. Onde trabalhar? "Teatro, teatro dramático ou de revista; televisão só em último caso. Qualquer papel que aparecer, desde os mais insignificantes aos de maior projeção, estou sempre disposta à representar. Neste sentido não tenho vaidades. Amo a arte em si e não o prestígio que ela nos traz, embora este seja prova de aceitação pública mais lisonjeira que uma "estrela" pode desejar. “.

E assim foi a vida toda! Passou a frequentar a novelas da Globo já idosa, sua imagem que ficou para gerações. Isso, como no caso de Tieta de 1988, quando o cinema brasileira estava (novamente) quase extinto como indústria. 

Esporadicamente, participava de produções na TV Tupi e Manchete, mas se manteve fiel ao teatro e ao nosso cinema, participando de quase todas as fases imagináveis do cinema brasileiro, como na mais picante da Boca do Lixo.

No filme A Noite das T*ras 2 (1982 de Ody Fraga e Cláudio Portioli)

Duval, que faleceu em 2011 aos 83 anos de idade era uma apaixonada pelo oficio. No começo dos anos 90 podia ser vista como a doce vovó do Lucas Silva e Silva do seria Mundo da Lua (na TV Cultura, quanto nas madrugadas de canais que exibiam produções como Aluga-se Moças, dirigido por Deni Cavalcanti em 1982 com Gretchen e Rita Cadilac.  

É provável que seu papel mais marcante para a nossa geração seja na novela A Próxima Vítima de Silvio de Abreu. Ela era a “inválida” mãezinha da simpática personagem de Vera Holtz que na verdade escondia um  grande segredo.

Com Vera Holtz na novela A Próxima Vítima em 1995

Ela queria é trabalhar, pés no chão e boletos pagos! “Nós não devemos nem podemos imitar Hollywood; aquilo é um meio e este aqui é outro inteiramente diferente. Simplicidade gente! Devemos ser brasileiros, nas atitudes e seremos autênticos" defendia na juventude.

Seu último longa metragem foi A Dama do Cine Shangai dirigido por Guilherme de Almeida Prado em 1987. Nada mal.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)