Para espanhóis cigana destronou Quasímodo

0

Mais uma pra série “títulos locais estranhos”. Na Espanha O Corcunda de Notre Dame (The Hunchback of Notre Dame), a versão de 39, foi chamado de Esmeralda, A Cigana (Esmeralda, la zíngara).

Charles Laughton ficou horas na maquiagem todos os dias num desempenho de Quasimodo que rivalizava ao grande Lon Chaney da então mais famosa versão, a muda de 1923 pra quê?. Distribuidores acharam melhor apelar a belíssima Esmeralda da Mauren O’hara.


Aliás, lá a versão de 23 foi “El jorobado de Notre Dame” mesmo. O que é bem óbvio dar ao “Corcunda” o destaque no título, como sempre foi em todo o planeta em todas as adaptações da obra de Victor Hugo.

E dá nem pra apostar que foram atrás do estrelismo de Mauren O’hara, visto que era seu primeiro papel em Hollywood. E não só! Um de seus primeiros papeis na carreira.

Britânica, o mais relevante que havia feito no cinema de seu país foi Estalagem Maldita (Jamaica Inn) de um certo Alfred Hitchcock. Rodado um ano antes, por coincidência, também estrelado por Laughton e o último filme de Hitchcock antes de ir a Hollywood.

Mauren O'hara e Charles Laughton no filme de Hitchcock

Antes ela havia feito dois trabalhos que foram distribuídos depois de 39. Ou seja, era uma desconhecida, ainda uma aposta com a sorte de ter conquistado logo de cara um papel importante numa produção de grande estúdio, a RKO.

No trailer original ela aparece no meio de todo o elenco. É o quarto nome, mesmo sendo a relevante cigana Esmeralda.

Um dos grandes atrativos era a maquiagem de Quasimodo. Em todo o trailer ele aparece de relance ou de costas e no final um letreiro diz: “Veja o rosto do corcunda... E uma excelente performance de Charles Laughton!”.

Enfim, e Portugal? Há tantas ledas urbanas sobre títulos bizarros (o que é injusto já que aqui as vezes caprichamos também), mas O Corcunda de Nore Dame de 39 foi apenas “Nossa Senhora de Paris”.

Traduziram literalmente o título do romance!!! Justo apelar aos leitores do clássico, mas também, imagino algum desavisado indo assistir a um filme de santinha...

.Veja também:


20 anos de Tudo Sobre Minha Mãe: conheça outros títulos com Bette Davis em espanhol

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)