Naquele ano a ex garota propaganda finalmente teve seu nome
conhecido ao participar como a Jill no seriado As Panteras (Charlie’s Angels).
Seu penteado virou uma febre, suas roupas, tudo era comprado, imitado por fãs.
O pôster com seu sorriso marcou os anos 70. A sensação ficou
registrada no filme Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever, 1977 de
John Badham) na parede do quarto de Tony Manero.
Ted Trikilis, dono da empresa de pôsteres Pro Arts Inc.
nunca tinha ouvido falar na beldade loira. Num bate-papo com o filho
adolescente de um vizinho soube que essa tal Fawcett era tão querida que os
garotos estavam comprando revistas femininas para recortar os anúncios de xampu
e decorar a parede do quarto.
Estamos falando da
década de 70, quando era bem mais difícil conseguir uma foto legal do seu
ídolo. Trikilis entrou em contato com o agente da atriz que ao ser informada da
proposta achou a ideia fofa, mas também, se ela não fechasse contrato alguém
poderia fazer sem o consentimento dela.
Além de receber pelas vendas Fawcett também exigiu controle do
projeto. Como fotógrafo pediu o freelancer Bruce McBroom, conhecido do meio
cinematográfico há anos.
A ideia da empresa é que estivesse de biquíni, ela escolheu
o maiô por ter uma cicatriz de infância na barriga. Num tempo sem Photoshop ela
não confiou nos tradicionais recursos de retocar fotos.
Era verão de 1976 quando recebeu o fotografo em sua casa em
Los Angeles para a série de fotos. O maiô era dela, que também cuidou sozinha
de cabelo e maquiagem. O cobertor mexicano que aparece ao fundo o fotógrafo
usava em seu carro.
Quando recebeu as provas, selecionou algumas para enviar à
empresa. Especialmente na que está despenteada, com um enorme sorriso solar
marcou com uma estrelinha: Sua favorita!
Também foi a do pessoal da Pro Arts. Em março de 1977 já
tinha vendido cinco milhões de cópias! Todo mundo comprou, discutiu, curtiu,
criaram lendas urbanas (ondas do cabelo formavam a palavra “sex”?).
Curtis D. Tucker, hoje cartunista, foi um dos garotos surpreendidos no natal de 1976 |
Ao todo foram vendidos 12 milhões de cópias gerando em royalties
a atriz US $ 400.000. Para comparar o quanto isso valia, durante a primeira temporada
de As Panteras recebia US $ 5.000 por episódio.
Agora com internet e impressoras por todos os lados dificilmente haverá outro pôster com tamanha repercussão. A imagem ficou registrada na história
de Farrah Fawcett e na da cultura popular, com o maiô vermelho junto a uma
cópia do pôster expostos a partir de 2011 (dois anos após a morte da estrela) no Museu
Nacional de História Americana de Smithsonian em Washington, DC.
No museu junto ao maiô, puzzle e roteiro da série: "objetos culturalmente significativos" |
É claro que o sucesso do seriado ajudou bastante a
impulsionar as vendas. Quase todo mundo que foi criança entre os anos 70 e 80
guarda lembranças de As Panteras, mas inegável que Farrah Fawcett por si só
merece créditos por se tornar uma das últimas grandes pinups.
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