Máscara do horror psicodélico

0
Uso de máscara misteriosa que dá poderes gerou comédia nos anos 90, mas é bem propício ao horror. A Máscara Maldita (The Mask, 1961 de Julian Roffman) elevava o conceito ao exigir que a plateia também usasse mascaras.

Obviamente para poderem ver os efeitos 3D pelos olhos do macabro louco. Macabro e psicodélico, com passagens desenvolvidas pelo lendário Slavko Vorkapich que beiram o surrealismo 60’s.
Como tatos filmes exploitation, a promessa, aka marketing, é sempre superior a concretização. Considerado um dos primeiros filmes de terror do Canadá, único a ser feito naquele país na antiga técnica tridimensional e também o primeiro a ter larga distribuição internacional.

Ruim ou bom, tudo isso o transformou em cult, um filme querido. Restaurado, recebeu uma edição em Blu-Ray lá fora que resgata os efeitos, aproveitando o recente renascimento e interesse pelo 3D.
São cerca de 14 minutos distribuídos na história de 88 minutos. Quem viu garante ser um viajante passeio lisérgico registrada ao som de sintetizadores antigos em película.

Infelizmente A Máscara Maldita não atraiu o interesse de nenhuma distribuidora de DVD no Brasil. Aqui foi exibido em cinemas de bairro a partir de 1965 e depois esquecido.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)