Artista afro americana disse verdades e pagou alto preço por fazer Primeira Dama chorar

0
Eartha Kitt, uma das mais festejadas artistas populares dos EUA provou o amargo viés de se posicionar contra a política de seu país. Levaria anos para se reerguer e sucumbir a mais vergonhosa campanha difamatória da CIA.

Em 1968 Kitt já havia sido até a Mulher Gato na série Batman da TV, seu nome foi literalmente uma escolha obvia ao papel para substituir Julie Newmar. Era uma artista de renome internacional, tendo vindo se apresentar inclusive no Brasil algumas vezes.

Foi quando ela foi convidada a almoçar na Casa Branca com o presidente Lyndon B. Johnson junto a outras senhoras da sociedade dispostas a discutir sobre plantio de arvores para embelezar as ruas. A primeira dama Lady Bird Johnson perguntou-lhe o que achava da Guerra do Vietnã e Eartha Kitt não se fez de rogada: "Vocês enviam o melhor deste país para ser baleado e mutilado. Não é de admirar que as crianças se rebelem e usem maconha".
Com a Primeira Dama dos EUA em janeiro de 1968
A sobremesa do almoço foi torta de climão! Durante a sessão de perguntas e respostas a artista foi mais além: “Os filhos da América não estão se rebelando sem motivo. Eles não são hippies à toa. Não temos o que temos na Sunset Blvd. sem razão. Eles estão se rebelando contra alguma coisa. Há tantas coisas queimando as pessoas deste país, principalmente as mães. Elas acham que vão criar filhos - e eu sei como é, e você também porque tem seus próprios filhos, Sra. Johnson - nós criamos filhos e os enviamos para a guerra.”.

As palavras diretas fizeram a Primeira Dama chorar publicamente. Houve um seco silêncio no lugar, ninguém aplaudiu, imediatamente a imprensa presente correu mudar de assunto para escapar do óbvio: "uma atriz afro-americana havia atacado verbalmente os Johnsons na Casa Branca" conforme relembrou o Times.

Na saída do evento não tinha nenhum carro a esperando para levá-la ao hotel. Logo sua carreira seria desfeita, contratos desfeitos, shows cancelados, sem aparições na TV, ficou décadas sem gravar outro disco.

Eartha Kitt como a Mulher Gato na série Batman
Do dia pra noite se tornou aos olhos públicos uma péssima pessoa. Uma uma mulher negra, sexualizada e separada não deveria interessar a ninguém segundo o interesse da classe dominante de seu país.

Em 1975, sete anos depois, um jornalista do The New York Times descobriu que o nome dela tinha ido parar na Lista Negra da CIA. Os agentes do governo fizeram um dossiê difamatório e falso a declarando ninfomaníaca com informações negativas que se estendiam a seus familiares.

Kitt se refugiou no mercado europeu e asiático onde continuou sendo amada. Voltaria triunfante ao show business norte americano apenas em 1978, no espetáculo da Broadway Timbuktu!.
A montagem adaptava a história do espetáculo Kismet à África do século XXIII, no império Mali. Simplesmente majestosa, Eartha Kitt foi indicada ao Tony de melhor atriz!

O regresso ao disco aconteceria apenas em 1984, 16 anos após o ocorrido na Casa Branca. "Where Is My Man" levou a estrela as pistas de dança e lhe rendeu seu primeiro Disco de Ouro certificado da carreira.

A música que dava nome ao disco alcançou a sétima posição no Top Ten da Bilboard dos EUA. Um novo público jovem e gay a abraçou e ela retribuiu muitas vezes revertendo bilheterias para organizações que lutavam contra AIDS/HIV, quando autoridades ignoravam a epidemia em seu auge.
Kitt sempre foi militante de causas sociais desde os anos 50. Fundou a Kittsville Youth Foundation em 1966, ONG para suporte a jovens carentes e se juntou a alguns grupos em situação de risco.

Quando o jornal descobriu o documento da CIA contra ela, autorizou a publicação dizendo que "Não tenho nada a temer e não tenho nada a esconder". Mais tarde se tornou uma voz operante a favor de direitos LGBT, como o casamento civil.

Perguntada anos depois sobre o almoço que criou um hiato gigantesco em sua trajetória artística foi novamente clara: “O que dói, que se tornou raiva, foi quando percebi que, se você diz a verdade - em um país que diz que você tem o direito de dizer a verdade - você leva um tapa no rosto e fica sem emprego”.

Eartha Kitt faleceu em 2008, aos 81 anos de idade. Fabulosa com uma grande Fenix que soube sobreviver apesar deles.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)