Modelo internacional, musa de Salvador Dalí, esposa do Guru do LSD e "Mãe da Uma Thurman"

0
Chamar a modelo Nena von Schlebrügge de transcendental vai muito além de mero adjetivo. Um dos mais conhecidos rostos das capas de revista de moda dos anos 50 e 60 é bastante lembrada ela incrível semelhança com sua segunda filha.

 Uma Thurman, nascida em 1970, é mesmo a cara da mamãe. Ela parece não dar a mínima ao título “Mãe da Uma Thurman”, embora antes do sucesso da filha já tivesse sido referida como “A musa de Salvador Dalí”.
Nascida no México, descendente de alemães e dinamarqueses, vivia em Estocolmo quando aos 14 anos foi descoberta por um fotógrafo da revista Vogue britânica.  Sua mãe já havia trabalhado como modelo, tendo posado nua para a estátua The Embrace, atração turística até hoje no porto de Smygehuk, na Suécia.
Sim! A famosa estátua fotografado por turistas há décadas é a avó materna da Uma Thurman!

O caminho óbvio foi rumar a Nova York, o centro do mundo da moda na época, onde por 10 anos trabalhou posando para as principais grifes e capas de revista. Em entrevista do ano passado (2018) disse que naquele tempo modelos precisavam também ser cabeleireiras e maquiadoras.
Apenas para sessões especiais, como capa da Vogue, o cliente levava os próprios profissionais. Fora isso era ir e vir entre os estúdios dos fotógrafos de “alta moda” com uma bolsa com saltos, perucas e maquiagem e seu trabalho tinha mais a ver com estes profissionais do que com os designers.

“Pela minha experiência, a diferença entre os melhores fotógrafos e os outros era que os grandes tiravam menos fotos, pois podiam sentir que o que acabavam de registrar era "aquela". Alguns outros fotógrafos precisavam tirar muitas fotos, o que era muito mais cansativo.”. Agora qualquer fotógrafo de bairro confere na hora o que está fazendo.
Se tornou amiga íntima de Salvador Dali, de frequentar a casa e tudo, ao substituir uma modelo que furou de última hora para um ensaio. Fez uma piadinha, ele correspondeu, ruíram e pronto. Como geralmente começam boas amizades.  

Outro contato incrível daqueles tempos foi com Timoty Larry, o célebre Guru do LSD. Nema e Timoty se apaixonaram e casaram em 1964, o que foi festejado como o “casamento alternativo do ano” e registrado em um curta (Você é Ninguém até Que Alguém o Ame) que você assiste a primeira parte abaixo.
A noiva aparece aos 3’13’’, fumando um cigarro ao som de cítara. Esse primeiro casamento da mãe de Uma Thurman era muito comentado nos anos 90 quando a garota começou a despontar como celebridade, mesma época em que aconteceu um levante dos ideais de Timoty Larry, pouco antes de sua morte em 1996.

Ficariam casados apenas por um ano, mas os laços entre eles continuariam. Em 1967 Nema casaria com Robert Thurman, renomado intelectual que escreveu e traduziu incontáveis livros budistas ao inglês e consecutivamente propagou a cultura tibetana para todo o ocidente.
Juntos tiveram 4 filhos, Timothy Larry foi o padrinho de Uma (nome que homenageou uma deus hindu). Quando se conheceram ele era um monge, os amigos duvidaram que um relacionamento concreto pudesse surgir ali, mas a união já dura 51 anos.

Em 1986, a pedido de Dalai Lama, os Thurman jundo a Philip Glass e Richard Gere fundaram a Tibet House. Desde 2001 a ex modelo trabalha como psicoterapeuta e diretora gerente do retiro Menla Mountain, ligado à Tibet House.
Sobre a filha famosa explica que “Desde bem nova Uma era daquelas pessoas que parecem conhecer seu destino, por isso não foi surpresa quando quis deixar o colégio interno e ir para Nova York em busca de trabalho no cinema. Eu decidi ajudá-la.”, Nena von Schlebrügge gosta de lembrar dos valores sociais democráticos que transmitiu aos filhos, admira todos os filmes que a filha fez e ficaram emocionados com a estreia da neta Maya Ray Hawke Thurman na série Stranger Things. 

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)