A biografia de Todd Armstrong, o astro principal de Jasão e
o Velo de Ouro (Jason and the Argonauts, 1963 de Don Chaffey) é das mais sensíveis
na web. Um exemplo de que todo cuidado é pouco entre fatos e mexericos.
Muito discreto, avesso a entrevistas e maiores contatos com colegas de trabalho pouco se sabe a seu respeito. Tanto seu incio de carreira quanto seu final de vida contem informações desencontradas.
Nascido em 1937 em “bom berço”, ambicionou a carreira de
ator, mas teria tido dificuldades. Começou a trabalhar como paisagista quando chamou a
atenção da atriz Gloria Henry, na época popular no meio televisivo por interpretar
a mãe na série Denis, O Pimentinha.
Ela teria achado a aparência do jardineiro muito boa e
conseguiu testes para o rapaz na Columbia Pictures. Aos 24 anos de idade conseguiu
o papel de coadjuvante na série Manhunt (1961) e participações outras.
Lembrando que nos EUA, até pouco tempo atrás, era distinto o
trabalho de ator de televisão e cinema. Não que isso fosse oficialmente dito,
mas televisão era para atores decadentes de cinema, ou aspirantes ao estrelato.
Como alguns outros da época ele viu oportunidade no cinema
popular italiano, aberto a atores de Hollywood como chamariz de bilheteria. Mas
teve mais sorte, já que Jasão e o Velo de Ouro foi uma produção norte-americana
distribuída pela própria Columbia, mas rodada na Itália, aproveitando o desenvolvimento
italiano nas dezenas de filmes Peplum que inundavam as telas de todo mundo.
Foi seu único papel de protagonista e o mais relevante, levaria
dois anos para voltar ao cinema, já fora da Columbia, em Rei de Um Inferno (King
Rat, 1965 de Bryan Forbes). Sem o contrato com o estúdio ficou dois anos
sem trabalhar até participar dessa história sobre a Segunda Guerra.
Em entrevista ao site B Monster a atriz Nancy Kovack, a
Medusa de Jasão e o Velo de Ouro, diz que ele estava no filme por influência de
seu pai que conhecia alguém na Columbia. É, obviamente, uma opinião da época,
coisa que se dizia e que difere do conto de fadas do descobrimento enquanto
trabalhava como jardineiro.
Kovack lembra que ele era um cara legal, mas “estava sempre
frustrado e parecia às vezes perturbado, não sei por quê.”. Sem entrar em
maiores detalhes ela diz que entende ele abandonar a carreira.
Mas Todd Armstrong não abandonou, apenas não se tornou um
astro mesmo tendo sido protagonista neste hoje clássico. Jasão e O Velo de Ouro é bem mais lembrado
pelos incríveis efeitos em stop-motion do mestre Ray Harryhausen do que
qualquer outra coisa.
Trabalhou até 1983 sem conseguir obter qualquer coisa de destaque algum similar, na TV ou no cinema. Um de seus últimos registros foi num episódio da série Super-Herói Americano (The Greatest American Hero ) em 1982.
No começo da década de 90 ele se acidentou, ferindo gravemente
um pé. Armstrong se tornaria dependente de analgésicos até que em novembro de 1992,
aos 55 anos de idade, tirou a própria vida com um tiro de revólver.
Na sua biografia do IMDB consta que ele cometeu suicídio
ao conhecer seu atestado HIV positivo. Informação discutível diante
da saúde mental e física que culminou na dependência química.
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