Um Dzi Croquette no lugar da Xuxa

0
 Quando a Manchete perdeu Xuxa, a modelo sexy que transformou em apresentadora infantil, para a Globo contra-atacou com um projeto oposto. Levou a TV o casal Lucinha Lins e Claudio Tovar que faziam relativo sucesso com teatro infantil.

Lupu Limpim Clapá Topô estreou ainda em 1986 com um título difícil de ser pronunciado, mas que nada mais era do que as iniciais dos apresentadores na língua do “p”. Nesse primeiro ano não havia auditório infantil, coisa que Xuxa levou do Clube da Criança para seu Xou.
Reprodução/TV Manchete/ Canal 93fr1
A semelhança estava mais para Bambalalão da TV Cultura de São Paulo do que qualquer outra coisa. Mas, pelo que me lembro, não era tão divertido quanto, com uma linguagem voltada a crianças muito pequenas, quase um “tapiti tati”, típico de adulto tentando se comunicar com os pequenos.

Existem alguns episódios na íntegra no YouTube e assistindo agora, pra fazer este post, não parece ruim apenas cansativo pela sucessão de esquetes e números musicais fofíssimos. A dupla de apresentadores tem bastante carisma e bagagem para o que o programa pretendia.
Lucinha Lins vinha de uma festejada carreira musical nos anos 70, venceu o Festival MPB Shell em 1981 e como atriz já havia participado do fenômeno Roque Santeiro (1985 de Dias Gomes), novela onde interpretou a quase viuvinha legitima do protagonista. Ou seja, era bastante conhecida quando focou no público infantil.
Claudio Tovar conheceu a glória e o inferno da fama ao fazer parte dos Dzi Croquettes. O grupo de atores e bailarinos revolucionaram a década de 70 em espetáculos que brincavam com a ambiguidade sexual além do gênero (explicando a grosso modo).
Tovar e Cláudio Gaya no documentário Dzi Croquettes de Tatiana Issa e Raphael Alvarez de 2012
Década de 70! Ditadura militar! Brasil! Se em 2019 consideramos o reality show norte americano RuPaul Drag Race revolucionário, pense na força dos Dzi Croquettes ali naquele período cinzento da nossa história.
Vários integrantes em outro frame do documentário sobre o grupo dos anos 70
E esse era um diferencial da emissora dos Bloch que faz falta. Apostar em talentos e investir em conceitos bem deles, diferentes do que a concorrência (Globo principalmente) já produzia, o que é o oposto de toda a concorrência que a Globo tem agora.

Foi assim que uma trans famosa, a Roberta Close teve seu talk Show, numa época em que não se falava em talk show na TV brasileira, o que dirá de “trans”. Muitas vezes não dava certo, mas outras vezes dava muito certo e fazia a rival tentando seguir seus passos.
Lupu Limpim Clapá Topô duraria só mais um ano, já com plateia infantil e tudo, formato que se notabilizou para crianças nos anos 80. Ainda assim, a emissora não embarcaria tão cedo em tentar competir com a Xuxa com outra loira similar, abrindo espaço para a Simony e sua prima Luciana que vieram do Balão Mágico para ter uma Nave da Fantasia.

Veja também:
Simony e a Nave da Fantasia

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)