Sailor Moon teve gibi estranho no Brasil

0
Sailor Moon aportou no Brasil em 1996 na extinta TV Manchete. Fazia parte daquele boom de anime e seriados japoneses que tomaram conta do Brasil naquela época e as expectativas dos licenciadores eram as melhores possíveis.

Mas para chegara às bancas, caminho certo de tantos desenhos da TV, não se pensou no mangá. Provavelmente supondo que não estávamos preparado para o formato tão comum aos japoneses, a Editora Abril lançou uma revista em quadrinhos que tentava ser “comum”, não o mangá que havia lançado a personagem no país de origem em 1992.

Editoras como a Nova Sampa já haviam distribuído mangás nas bancas nacionais, mas títulos adultos do tipo Crying Freeman. Não eram obviamente coisas que iriam atingir um público gigantesco como uma publicação de personagens de desenho animado visto numa emissora aberta.

Ainda em 1996 a editora JBC apareceria distribuindo finalmente mangás fieis a sua origem, mas traduzidos ao português. Títulos como Samurai X, Sakura Card Captors e Video Girl AI preservavam a ausência de cores e até a leitura da esquerda para a direita. Um sonho?

Bem, mas estamos falando do gibi da Sailor Moon e da adaptação que apareceu nas bancas dos episódios do anime.  Logo no número um explicam que o estrilo é “quadrinhos animados”, um tipo de fotonovela que transportava em algumas páginas a ação do desenho.

No vídeo desta segunda-feira você vê detalhes de algumas destas edições da serie publicada pela Editora Abril. São quase todos os números, embora nem eu lembrava que tinha tudo isso...

Como sempre, conto com seu like no vídeo e se inscreva no canal para outros vídeos! https://www.youtube.com/c/DolceVideo

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)