O que Grace Kelly lê quando ninguém está vendo

0
O final de Janela Indiscreta (Rear Window, 1954 de Alfred Hitchcock) é uma graça! Lisa Fremont (Grace Kelly) domada, deixa os “Givenchy” de lado e aparece em jeans e camisa lendo um livro sobre o himalaia...
Até perceber que o amado não está olhando e troca a leitura para a boa e velha revista de moda.  Em muitos filmes, romances e series de TV antigas o conflito principal do casal era o dilema da mulher em ser ou não quem ela é para agradar o homem.

 Bruxa ou dondoca, não importava, melhor era se omitir e ser do jeitinho que eles queriam. Jamais o contrário. Nunca existiu uma série ou filme sobre casal formado por feiticeiro e esposa mortal onde o cara pode facilitar a vida de todo mundo usando seus poderes, mas a esposa o obriga a ser normal como ela.
 Janela Indiscreta, assim como em Sortilégio de Amor (Bell Book and Candle), filme de 1958 por coincidência também com James Stewart fazendo a mesma exigência de anulação à amada possuem o final semelhante de “pera lá que não é bem assim”. Dão a entender que elas cederam, mas não muito.
Grace Kelly, quando ninguém tá vendo, volta ao mundo fútil da moda, assim como o gato Pyewacket, que ajuda Kim Novak a preparar feitiços, reaparece. Ok, a bruxa de Novak escolhe perder os poderes para corresponder ao amor dele, mas ainda é uma escolha de anulação.
Voltando ao filme do Hitchcock, que era a real intenção deste post que acabou se desviando, o livro “Beyond the High Himalayas” (Além do Alto do Himalaia) existe mesmo e foi bem famoso. Publicado pela primeira vez em 1952 foi escrito pelo juiz Supremo William O. Douglas
Ele foi vítima de poliomielite na infância, e avisado pelos médicos de que não poderia andar. Mas Douglas não acreditou nisso, começou a fazer caminhadas e não parou mais, andou pelo mundo e escreveu livros contando suas aventuras como a do Himalaia.

A Harper's Bazaar é uma edição de outubro de 1953. A que aparece no filme teve a data apagada, muito provavelmente porque Hitchcock tomava muito cuidados para os filmes não ficarem datados.

Eles eram relançados de tempos em tempos, então tinham que ter o mínimo possível de demarcações temporais. Janela Indiscreta, por exemplo, voltaria aos cinemas em 1962, no hiato entre Psicose (Psycho, 1960) e Os Pássaros (The Birds, 1963), quando Grace Kelly já era princesa, conforme você pode ler a respeito aqui.

Tanto edição de “Beyond the High Himalayas” quanto a Harper's Bazaar de outubro de 53 são itens bem raros hoje. Ambos podem ser adquiridos juntos na página de leilões Worth Point, pra quem tiver dinheiro e quiser ter seu dia de princesa arrependida.

Isso se o boy não se opor (Tem gente que ainda vive como se ainda fosse 1954, né?)...

Veja também:

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)