Muito além da Garota Verde

0
 Não importa as incríveis façanhas que Susan Oliver tenha conquistado, para sempre será conhecida como A Garota Verde. Uma das mais lembradas alienígenas da série clássica Jornada nas Estrelas (Star Trek) original.

Vina apareceu em de “The Cage”, o piloto de 1964 ainda com Jeffrey Hunter como capitão, e depois  teve suas imagens reinseridas em "The Menagerie" exibido em 1966. "The Menagerie" é o único episódio em duas partes de Star Trek, sendo o 11° e 12° da temporada.

Susan Oliver estava com cerca de 33 anos e já tinha mais de uma década de carreira na televisão, veículo que abraçou por toda a vida, chegando a dirigir alguns episódios de séries nos anos 80. Foi umas das primeiras mulheres a serem admitidas no prestigiado Workshop de Direção para Mulheres do American Film Institute.

Em 1959 viveu uma experiência terrível que mudaria sua vida para sempre. Ela estava no voo do Boeing 707 que despencou no ar com 119 pessoas a bordo, mesmo dia em que um acidente aéreo matou o músico Buddy Holly, o que causou à atriz sérios traumas, superados com hipnose, terapia e aulas de pilotagem.
Dona de seu avião, em 1967 se tornou a segunda mulher a atravessar o atlântico num monomotor sozinha a partir de Nova York e a quarta no mundo a conquistar o feito. Tentava chegar a União Soviética, mas não conseguiu autorização de Moscou.

Isso tudo sem deixar de atuar. Quando a alienígena Vina foi ao ar em 1966 Oliver estava envolta em um sucesso popular bem maior ao comover o país com a morte precoce de sua personagem na novela A Caldeira do Diabo (Peyton Place).

Onipresente em séries na televisão norte americana, quase não fez cinema o que torna seu nome pouco conhecido internacionalmente. Ironicamente, sua mãe, Ruth Hale Oliver, que não era atriz, mas astróloga de Hollywood emplacou um blockbuster aos 74 anos de idade interpretando a bibliotecária fantasmagórica em Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, 1984 de Ivan Reitman).
Susan Oliver teve seu último trabalho na série A Hora do Pesadelo: O Terror de Freddy Krueger (Freddy's Nightmares) em 1988, mesmo ano em que sua mãe faleceu. Logo depois descobriu ter câncer, doença com que lutou até 1990, quando estava com apenas 58 anos de idade.

Em 2014 ela foi tema de um documentário chamado oportunamente "The Green Girl". A tagline do filme resume bem: "Susan Oliver: Para milhões de fãs de Star Trek, ela é a Garota Verde. Para a primeira geração criada na frente da televisão, ela é muito mais..."

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)