O filme do Carlão é de 1982, mas pelas produções sendo
exibidas no momento, as filmagens aconteceram em 1980. Tanto Superman II: A
Aventura Continua (Superman II de Richard Lester e Richard Donner) quanto O
Iluminado (The Shining, de Stanley Kubrick) ainda iriam estrear no mesmo dia 25
de dezembro.
Perceba que o nome de Gene Hackman sobrepõe-se ao do protagonista Christopher
Reeve. Mesmo sendo a segunda aventura do herói, após toda aquela febre da produção
de 1978, a Warner destacava o vilão.
Já O Iluminado trazia o nome do diretor Kubrick acima do título do
filme, honraria para poucos. E abaixo os que estavam sendo exibidos mesmo: Sexta-Feira
13 (Friday the 13th de Sean S. Cunningham) e Tom Horn, O Cowboy (Tom Horn de William
Wiard), tardio faroeste com Steve McQueen.
No IMDB consta que este primeiro Sexta-Feira 13 estreou no
Brasil em 1º de dezembro de 1980. Como a data de estreia de Superman II e O
Iluminado que está no site bate com o que aparece no filme, dá pra apontar que
Amor, Palavra Prostitua teve essas sequencias rodadas em dezembro de 1980.
Caminhando um pouco, em outro cinema estava em cartaz
Giselle o polêmico e arrebatador filme brasileiro dirigido por Victor di Mello.
Mais de 2 milhões de espectadores, conta-se, abririam as portas a um filmografia
cada vez mais picante.
Em outro cinema estava finalmente em cartaz A História de 'O
(Histoire d'O de Just Jaeckin). Espécie de avô do Não Sei Quantos Tons de
Cinza, e uma das muitas versões do romance de Dominique Aury, alcançava o status de “obra-prima”
no desbunde sensual dos anos 70.
Estrelado por Udo Kier, essa versão foi lançada na verdade
em 1975, a toque de caixa após o diretor Jaeckin ter dado ao mundo Emmanuelle no
ano anterior. Levou cinco anos para estrear no Brasil, naqueles tempos cinzentos
em que senhores estranhos decidiam o que podíamos ou não assistir.
E ainda não acabou! Podemos ver que Roller Boogie de 1979 também
estava em cartaz nestas terras tropicais, embora, acho que nem a Linda Blair se
lembre dele.
Roller Boogie é uma daquelas produções da época que seguindo
os moldes dos Embalos de Sábado á Noite (Saturday Night Fever, 1977 de John
Badham) tentavam ressuscitar os musicais no ritmo disco/pop. E como tantos
outros, foi um fiasco de bilheteria!
Bom, tudo isso e apenas o que aparece no filme do Reichenbach.
Em 1980 tinha filme de Super-herói, cowboy, terror, erotismo, musical, nacional,
norte-americano, europeu, tinha filme para todos os públicos!
Enquanto aqui, quase 40 anos depois, um único filme de super-heróis
norte-americanos ocupa 80% das salas de todo o país. Não tem como não achar muito
estranho estarmos vivendo essa versão de "Invasion of the Body Snatchers" da vida
real...
Demais esses posts do blog. Parabéns!
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