Evil Dead menos evil: As restaurações

0

 Estava só proseando com o Alan Oliveira sobre a quão boa parte da graça de Evil Dead (1981 de Sam Raimi) vir justamente do estilo caseiro, quando ele me contou de que muito disso foi “arrumado” para o Blu-ray. Fã extremo, me enviou um tratado sobre todas as versões que já apareceram no mercado.

Em 1998 o próprio Sam Raimi promoveu alguns ajustes para a distribuição em Lasedisc que depois foi reaproveitado no DVD. Basicamente todos técnicos, para dar uma arrumada no transfer em 16mm, bitola semi profissional utilizada nas filmagens.

Alan comenta ainda a falta de um plano rápido com uns raios (aos 17’10’’) e a adição de um zoom digital numa sequência. A referência é o do VHS, distribuído no Brasil em 1986 pela Look Vídeo, que tinha como base a versão exibida nos cinema dos EUA em 1983.

Mas as alterações mais significativas são mesmo na versão recente em Blu-Ray. São mais de 25 cenas “consertadas”, mas o Alan gentilmente selecionou apenas algumas com suas referidas imagens comparativas.

1) Robert Tapert (um dos produtores) apagado digitalmente na cena da ponte;


2) Reflexo do cinegrafista (aparentemente Sam Raimi) no vidro foi retirado;


3) A inversão do rosto de Linda da esquerda para a direita, pra dar continuidade com a cena do lápis;

4) Fios de cabelinho presos na película velha de 16mm digitalmente apagados;

Ainda, claro, ajustes de matiz, reenquadramento (o que provavelmente causou o item 4 acima) e de estabilização de câmera, por conta dos diversos trancos e erros de movimentos que Sam e a equipe tinham dentro da pequena cabana. Todos provavelmente para deixar o filme mais discreto na alta definição.

E eu confesso que até o mais gritante deles, aquele do produtor aparecendo na tomada da ponte, sempre me passou despercebido, mesmo eu tendo assistido Evil Dead dezenas de vezes. Em contrapartida, todas as mudanças dão motivos para que não nos desfaçamos das edições em mídias que vão ficando obsoletas.

Veja também:
Orgulho nacional: Nosso Suspiria!
A incrível capa que se multiplicou
Spielberg liderou reclamações do SAC
Complexo de vira-lata justificado na TV
Vertigo: Qual edição comprar?

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)