VHS 1989 |
DVD (2001) e Blu-Ray (2012) |
Ele foi distribuído nos cinemas daqui apenas em 1964 como “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”. E a Warner preservou este título ao lançá-lo em VHS em 1989, DVD em 2001 e em Blu-Ray em 2012.
“O Que Aconteceu com Baby Jane?” foi o nome que a TV Globo usou ao exibi-lo pela primeira vez em 1973. E o preservou nas sucessivas reprises do filme em suas madrugadas.
Em 2012 o canal pago TCM o exibiu com o mesmo título dos cinemas e das edições de home vídeo. Ou seja, “O Que Terá”, passou a ser também um nome de exibição na TV.
O áudio em português foi da Herbert Richers e o narrador traduz o letreiro dos créditos como “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”. Se for a dublagem 70's , deve ter sido bem confuso a Globo anunciar uma coisa nas chamadas e durante o filme falarem outra.
A partir da década de 90 o SBT passou a exibi-lo intitulado como no cinema. Há a possibilidade desta dublagem ser do período, já que a voz da Bette Davis não é a tradicional feita pela Ida Gomes, e sim da Glória Ladany .
Quando ele estreou nas telas do Brasil, com atraso de dois anos, o filme já tinha se tornado um fenômeno. Antes, a imprensa já falava dele, inclusive noticiando que Robert Aldrich reuniria novamente Bette Davis e Joan Crawford em Hush...Hush, Sweet Charlotte, que viria a se chamar aqui “Com A Maldade na Alma”.
Nesse tempo as matérias se referiam ao filme ainda inédito como sendo “O Que Aconteceu com Baby Jane?”. Provável que algum “press kit” o tenha “erroneamente” mencionado assim, que depois foi utilizado pela televisão.
Veja também:
Nomes de filmes no Brasil e em Portugal
Casa da Mãe Joana de títulos. Até quando?
Alhos e bugalhos
Tão parecidos e tão diferentes da gente
Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.
Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.