A palavra é: Gorgota!

7

Bem aventurada seja nossa amada última flor do Lácio. Sempre com palavras obscuras que a gente sabe o que é, mas não ligava o nome à pessoa, como "gorgota".


Imagino que a expressão gorgota tenha surgido em algum cais do porto, embora o Houaiss diga que sua etimologia seja desconhecida. Consecutivamente me fez lembrar de Querelle, Franco Nero, Jean Genet....

E procurei no acervo da Folha e há incidências da palavra desde 1924, mas nenhuma que eu tenha visto se encaixa na definição aí do dicionário. Dona Bela, a senhora já conheceu uma gorgota?

A primeira imagem é um oferecimento apoteosi248
Veja também:
O pato potoqueiro
A língua portuguesa na caixa de pandora

Postar um comentário

7Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu não lembrava dessa cena com o Franco Nero...Deu vontade de rever Querelle (só me lembro da cena com o Nono).

    ResponderExcluir
  2. Gastão, preciso rever também. Só vi uma vez e faz tempinho.

    Ei, quem é vivo aparece!

    ResponderExcluir
  3. Se tem DILF no meio (Franco Nero neste caso), bem provável eu estar na área.

    ResponderExcluir
  4. Gastão, nem sei o que é isso. Olha só! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Apesar de atrasado, aplaudo a matéria! E acrescento: corajosamente, envelhecida de vida mas inteira de humor, a grande Aracy de Almeida se refere ao termo, em último LP dos 1980! Araca era fenomenal! E gorgota vanguardista, e das mais liberais!!! Att. Heron Ördög.

    ResponderExcluir
  6. Conheço o termo gorgóta como definição de "comedor de garotos".

    ResponderExcluir
  7. Heron, fiquei curioso. Você lembra em que música elas sitava isso?

    Barão, acho que como gíria, dá no mesmo, né? :)

    ResponderExcluir
Postar um comentário