quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Quando novelas precisam de ajuda internacional

Esta semana muita gente parou para ver a abertura do Mar Vermelho na novelinha Os Dez Mandamentos, exibida na TV do Bispo. Causou estranhamento a telespectadores mais atentos o quanto aquilo tudo estava falso, fora do compasso.

A sequencia editada de qualquer jeito e filmada com muitos closes, dificultando entender quem estava aonde e fazendo o quê, ajudaram a destacar os efeitos aquém do que se pode esperar da tecnologia de 2015. Coisas básicas como a luz nos atores divergir do fundo em algumas tomadas, contornos de Chroma-keys aparentes...

E olha que nada disso foi feito nos fundos de um quartinho da Barra Funda!  A emissora contratou os serviços da empresa norte-americana Stargate Studios, responsável pelos efeitos especiais de séries com The Walking Dead e Doctor Who.

O site da empresa gringa inclusive incluiu as notícias brasileiras dos 10 pontos que a emissora conseguiu sobre a Globo, com a exibição da sequência. Veja Print abaixo da página.

Agotra, inclusive pela popularização da tecnologia, já há empresas bem competentes em efeitos visuais no Brasil. Mas antes, em 1991 a Globo precisou importar um profissional de Hollywood para a novela Vamp.

O diretor Jorge Fernando viu Bob Clark num Globo Repórter sobre efeitos especiais e se lembrou dele quando precisou transformar Ney Latorraca em lobo no primeiro capítulo. Efeito óptico, não digital, como era há 24 anos.

Em 1993 a emissora carioca lembrou novamente de Clark para a novela Renascer. Novamente só para o primeiro capítulo, claro, porque o dólar não era brincadeira!

A promessa era essa, publicada no jornal Folha de São Paulo em 02 de março daquele ano:
CAR-NI-FI-CI-NA! Ele foi chamado para tornar crível a retirada de pele do ator Leonardo Vieira.

O cara trouxe as próteses de látex de Los Angeles, passou uma semana no Rio embrenhado na Floresta da Tijuca e tudo o que foi ao ar de seu trabalho foi isto:

Somente isto! Para quem leu a matéria na Folha foi um histórico “uééééé...” televisivo. Muito provável que cortaram toda a cena na hora de editar para não chocar o telespectador da novela das oito.


Hoje Bob Clark assina Robert Clark. Sua filmografia no IMDB inclui participação em Blade Runner, O Caçador de Androides (1982 de Ridley Scott), Jumanji (1995 de Joe Johnston), Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (2008 de Steven Spielberg) e muitos outros, mas nada de sobre o Brasil.

2 comentários:

JuNiOr disse...

Se eu não me engano havia uma sequência em Renascer, imediatamente após essa do gif, em que o Leonardo Vieira aparecia em "carne viva"... ou será apenas minha imaginação?

Miguel Andrade disse...

Oi, Junior, após essa cena vem a do Turco que costura a pele. Dá pra ver ao longe um boneco pendurado. O primeiro capítulo na íntegra >> https://www.youtube.com/watch?v=lz6rLWIKO2k (esse vídeo usei para gerar o gif. É de uma reprise, mas a sequência não é diferente do que foi ao ar na primeira exibição.)

Related Posts with Thumbnails