Outra vantagem que eu vejo no desenho animado é poder utilizar um vasto elenco, inclusive de estúdios rivais num mesmo filme. Inimaginável em termos de cachê se fosse contar com os de carne e osso.
Disney abarrotou o curta “Mickey's Gala Premier" de 1933com as maiores estrelas do momento. Voltaria a fazer algo semelhante com o Pato Donald no curta “The Autograph Hound” de 1939.
Aliás, “Who Killed Cock Robin?” é o desenho que Sylvia Sidney assiste no cinema quando sabe da morte do irmãozinho em O Marido Era O Culpado (Sabotage, 1936 de Alfred Hitchcock). Ali, Mae West é a inspiradora da pomba sexy que mata de amor o pardalzinho.
Voltando ao de 33, destacável e curiosa a aparição de Bela Lugosi e Boris Karloff, caracterizados como Drácula e criatura de Frankenstein, dos filmes da Universal. Fredric March (ao centro) é o Dr. Henry Jekyll e Mr. Hyde da Paramount.
Outra peculiaridade histórica de “Mickey's Gala Premier” é que ele estava sendo exibido na BBC (primeira emissora de TV do mundo) de Londres no dia um de setembro de 1939, quando a Inglaterra declarou guerra à Alemanha. Cortaram a transmissão na metade dele, acreditando que o sinal VHF poderia ajudar os aviões inimigos a localizar alvos.
[Ouvindo: Pop Goes The Weasel – Anthony Newley]
Que bonitinho!
ResponderExcluirHomenagens. Foss hoje, os estúdios Disney triam de pagar, e caro!
Leticia, tem essa também. Disney não era Disney na época. Imagina a fortuna que isso custaria hoje...
ResponderExcluirÉ um belo filme e uma bela homenagem ao cinema dos anos 30Parabéns pelo post.
ResponderExcluirAbraços
www.ofalcaomaltes.blogspot.com
Antonio, obrigado!
ResponderExcluirGarbo, divina até em desenho.
ResponderExcluirNão é a toa que o senhor Mouse está empolgadissimo, rs.
E a Jean Harlow está parecendo a Eliana cantando Marilyn Monroe:
http://www.youtube.com/watch?v=xjJaQLrpk2Q
Nayara, só vi isso agora! Que ultrajante! rs
ResponderExcluirEsse blog é no minímo SENSACIONAL!!!
ResponderExcluirEstou adorando, parabéns!
Kelly, obrigadão! :D
ResponderExcluirMiguel, na verdade não é a Universal que permitiu o uso de seus monstros do cinema e sim a lei americana (o chamado Fair Use), aqui no Brasil só é permitido usa personagens famosos em paródia.
ResponderExcluiré algo meio difícil de explicar, os livros do Bram Stoker, da Mary Shelley estão em domínio público, os filmes da Universal não.
se alguem quiser fazer filmes do Frankenstein e do Drácula precisam criar um visual novo, já o clássico pertence a Universal, estamos acostumados a ver esse visual em paródias (com o Frank da Turma da Mônica).
o livro Cultura Livre do Lawrence Lessig explica um pouco isso(tem em pdf e em português para baixar).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fair_use
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_Livre_(livro)
Anônimo, sim! Isso, o que cabe à Universal, não sei se está claro no post, é o direito à caracterização dos personagens conforme ela criou em suas adaptações da literatura.
ResponderExcluirPor tanto, é curioso ver eles aparecendo no desenho Disney.