Mas é um poderoso elemento para encantos da feitiçaria! Pelo menos no livro O Bebê de Rosemary (Rosemary's Baby) de Ira Levin e também na adaptação cinematográfica de 1968 de Roman Polanski.
Tal raiz não existe na realidade, foi inventado pelo autor. Na Wikipédia consta que o nome próprio Tanis é a forma grega para Tanith, cuja origem semita significa “senhora da serpente”.
Essa é a forma como chamavam a deusa fenícia do amor e fertilidade. Então faz bastante sentido os velhinhos encherem Rosemary de tannis root.
Além disso, no livro Todos Bruxos ela fica sabendo que o nome é outro:
“Em seus rituais, usam frequentemente o fungo chamado Devil's Pepper (Pimenta do Diabo). Esta é uma matéria esponjosa derivada de regiões pantanosas com um forte e característico odor. Considerado com poderes especiais, ela tem sido usada em rituais e encantamentos.”
[Ouvindo: Flamenca ye yé – Carmen Sevilla]
Um relicário ainda dá pra você jogar fora o que tem dentro e esfregar direitinho com água e sabão antes de usar.
ResponderExcluirMas bonecas... NUNCA me ofereçam bonecas. Dessas de pano. Tenho verdadeiro pavor, e passo por cima de qualquer intenção carinhosa: me desfaço na hora.
Letícia, medo da macumbaria?
ResponderExcluirNão de macumbaria em geral. Até porque, se necessário, passo em cima de trabalho em esquina.
ResponderExcluirMeu problema são as bonecas de pano para adultos. E as ciganas de carne e osso. E pessoas que grudam em mim.
Letícia, ah, verdade! Bonequinhas fingindo serem de época são triiiistes!
ResponderExcluirE as ciganas de rua também, e a pessoas que grudam idem!
Por anos eu morria de medo de assistir Rosemary. Q eu me lembre, foi o primeiro filme "adulto" q eu vi quando criança. Me deixou tão impressionado que levei muito tempo para conseguir assistir mais uma vez.
ResponderExcluirMinha mãe era muito parecida com a Mia Farrow d cabelo joãozinho, meio Jean Seberg, oq certamente contribuiu para o meu trauma.
Leo, e você nasceu no dia 6 do 6 de 1966? :O
ResponderExcluirAinda acho um filme bem marcante. Envelheceu muito pouco, ao contrário de O Exorcista.
O Bebê de Rosemary foi um dos filmes mais assustadores que já vi na vidaaaaaa.
ResponderExcluir