Sem título

15
Primeiros passos do glamour









Anita é uma estrela da literatura infantil do tempo em que se presenteava crianças com livros. Protagonizou uma série onde os pequenos leitores aprendiam sobre o mundo conforme as necessidades iam aparecendo à garotinha. Andar de bicicleta, ficar doente, aprender a ler...

Anita Vai às Compras, sempre foi meu favorito, principalmente porque as aquarelas de Marcel Marlier estão mais fantásticas do que de costume. Fazem uma ida ao shopping parecer um evento mágico, cheio de mocinhas no melhor estilo Dior!

Clique para ver em maior tamanho.


[Ouvindo: Texas Funeral – Jon Wayne]

Postar um comentário

15Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. O que mais adoro nesse blog é o fato de estar sempre atualizado. Mas não é isso mesmo o que esperamos de blogs?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Atualizado, e com coisas interessantes.

    A-do-rei a penúltima mãe-feliz, aquela de tailleur azulzinho lá.

    Fala a verdade! Isso não é muito mais chique do que uma pançuda com bata de malha verde-bandeira com bolsinho, e chinelo de dedo enfeitado com florzinha??

    ResponderExcluir
  3. adorei os desenhos
    vc se lembra da aninha da playboy? não havia contornos pretos nos desenhos tambem ,acho isso muito legal

    ResponderExcluir
  4. Letícia, é tri chique! Só deste livro são umas 30 ilustrações, selecionei as mais mais... Acabei de descobrir que este ilustrador é belga e famoso. Se ele soubesse o quanto marcou minha infância com a série Anita!

    Alessandro, lembro! Mas era um traço bem 70's. Muito bacana também! :)

    ResponderExcluir
  5. Marcel Marlier é um dos ilustradores mais taletisisi e influentes da segunda metade do século XX. É um artista muito refinado e importante.
    ADOREI ver sees trabalhos dele aqui, Miguel.
    Parabéns por dividir essas imagens tão bacanas conosco. É pra isso que serve um blog, que, creio eu, não é um periódico com nenhuma obrigação de regularidade em ter seus posts atualizados.
    Eu só coloco post quando quero, quando tenho tempo e quando tenho algo legal pra mostrar.
    Blog não é jornal.

    ResponderExcluir
  6. Jôka, concordo! Eu tenho muita vontade sempre de postar! rs Mas não deve haver pressão de forma alguma... Já fiquei meses sem postar, mas na minha cabeça ele estava bem vivo, só não tinha o que escrever. Mas cada um é cada um, né?
    Marcel Marlier é fabuloso, principalmente nos detalhes, no que não está em primeiro foco. Desde pequeno ficava encantado, mesmo antes de aprender a ler já levava um tempão admirando o que fazia. Aliás, o único livro dele que tive foi Anita Aprende a Ler. Os outros eram das minhas irmãs mais velhas, possuem dedicatórias de aniversários e tudo. Sobreviveram ao tempo porque eu admirava as aquarelas. E nem fazia idéia até agora a pouco que ele era tão grande assim.
    Você saberia se algum livro da Anita foi publicado aqui?

    ResponderExcluir
  7. Não sei, Miguel.
    Também sou artista plástico e ilustrador. e fico besta de ver um trabalho tão bacana e perfeito assim. Super requintado e glamuroso mesmo !
    Esse belga pra mim é um Benício da literatura infantil.

    Melhoras pra gripe, tá !

    ResponderExcluir
  8. Era tão bom quando os livros infantis tinham ilustraçóes lindinhas e bem-feitas. De uns tempos pra cá (e vejo isso porque tenho amigos com filhos pequenos) as ilustrações de livros infantis tentam reproduzir o traço tosco de desenho de criança. Nada contra que existam livros assim, mas bem que podiam publicar também coisas com ilustrações caprichadas, né.

    ResponderExcluir
  9. Também achi, Cris. Hoje, o único desenho caprichadinho é aquele sobre o qual já comentei na sua casa, o dos Backyardigans. O resto é isso aí.
    Eu lembro, quando era pequena, que tentava copiar as cores e os traços Disney, por exemplo. Posso não ter conseguido, mas tenho a noção, o alvo.
    No que uma criança vai se espelhar hoje, me conta?

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que me lembro deste livrinho. Mas eu tive um lindinho sobre o Jardim de Infância. E um dos "Gatinhos Pintores", que era minha paixão. Eram da Bruguera ou da Melhoramentos, não sei. Mas os desenhos sempre eram muito bonitos.

    ResponderExcluir
  11. Jôka, passarei a guarda-los melhor ainda! Pra mim este post foi uma grata surpresa, pq minha admiração por ele era algo de literalmente uma vida toda. De certa maneira algo muito íntimo. :) Dei uma googlada e só tem livro em português da terrinha... Os que eram das minhas irmãs têm umas dedicatórias em português castiço, do tipo "à miúda..."

    Tia Cris, é como o caso dos desenhos animados... Depois de os Simpsons qualquer rabisco ficou animado. Poderia ser inovador a uns 15 anos, mas hoje... Zzzzzzz

    Letícia, então, os Backyardigans tem um lado lúdico que me encanta! Movimentos, historinhas, tudo muito querido. Ah, vcs se conhecem? Minhas teorias de que eram uma espécie de
    Dr. Jekyll and Mr. Hyde foram por água abaixo...

    Olga!!!!!! Os Gatinhos Pintores? E vc ainda tem ele? Vi uns scans em inglês no Flickr certa vez e acher super!

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha... Mais um amante das ilustrações do senhor Marlier, tal como eu.
    Tenho até um blog inteiramente dedicado ao mundo dessa menina ficticia, tamanho é a minha paixão pelas suas historias (principalmente as ilustraçoes) desde criança. Quem quiser não hesite em dar lá uma passadinha, irão encontrar noticias, imagens, curiosidades e muitas outras coisas relacionadas ao mundo da Anita.

    Beijos e ainda bem que descobri mais essa pérola (como blogueira fico toda entusiasmada quando encontro algum blog com temas interessantes).

    ResponderExcluir
  13. Já agora lamento ser eu a dar a noticia mas informo-lhes que senhor Marlier nos deixou em Janeiro deste ano :( A colecção da Anita fica, assim, no volume numero 60...

    ResponderExcluir
  14. O Mundo d'Anita, lindo teu blog! Não sabia desta notícia.

    Que eu saiba não lançaram os livros da Anita no Brasil.

    ResponderExcluir
Postar um comentário