Desvendando "erro" de Scanners em VHS

0

Haviam alguns erros nas capas das fitas de VHS que eram piadocas recorrentes Marylin ao invés de Marilyn, Navarro ao invés de Novarro e tantos outros que nem de perto eram tão hilários quando o subtítulo do Scanners pela VTI.

 Scanners, aquele filme do David Cronenberg de 1981, sabe? Aqui ganhou o subtítluo “Sua mente pode destruir”, porém a galera da Video Network tascou um “Sua MORTE pode destruir”.

 A pegadinha era pedir pro outro encontrar o erro. Acostumados, só os mais atentos percebiam a troca das palavras.

 Veja bem, capa e contracapa! O scam é do ótimo blog VHS - O Último Reduto que ainda publicou uma segunda edição no formato pela Transvideo que resgatava a MENTE.

 Hoje em dia, aqui da empáfia do futuro, até o Google saca logo que não ta escrito correto. Mesmo entre aspas! (Tentei encontrar um artigo que li nos anos 90 que também apontava o erro).

 O Jornal do Brasil, ao noticiar a chegada às videolocadoras em novembro de 1987, apontou o erro. Ou melhor, aponta a mudança.

 Agora eu encontro esse vídeo aqui, com a versão dublada que seria da primeira exibição na TV. SURPRESA! Na dublagem também é “Sua MORTE pode destruir”.

 Obviamente não é apenas um erro de digitação que passou. Embora trocar “morte” por “mente” no caso de Scanners, que fala justamente de quem tem superpoderes mentais não faz lá muito sentido. 

E antes que alguém diga que é o “Primeiro título que o filme teve no Brasil”, não é! Tá aí o anúncio de quando ele estreou em cartaz em 1981 e era “Sua mente pode destruir” mesmo.

 

  A lógica parece estar clara agora! Scanners estrearia na TV (só tinha aberta mesmo) também em 1987, na Globo. Em outubro, um mês antes de ir pras locadoras em VHS como manda o figurino.

 A mudança (o erro) rolou primeiro na exibição da TV por causa da dublagem e a empresa do VHS só embarcou. A chamada da época como se vê no acima, assim como a imprensa divulgaram como "Sua mente pode destruir" mesmo.

Wilson Cunha, no dia da estreia na Globo alertou aos leitores do JB apenas que a fita tinha passado por inúmeros cortes por causa da censura. "Foram exigidos sete cortes", o que praticamente acabou com o duelo final. 

E aproveitando o ensejo, olha o que era o oba-oba do mercado de vídeo em seus primórdios. Em 1982 tinha locadora anunciando em jornal de grande circulação que já tinha “Scanners”.

 Pois, cinco anos antes da fita ser selada e ir parar oficialmente nas locadoras. E eles não chamavam isso de pirata, mas de “alternativa” já que ainda não estava oficializado.

Mais tarde estaria em DVD por pelo menos duas distribuidoras e em Blu-Ray pela Versátil. 

 

Deu vontade de ver ou rever? Atualmente Scanners Sua Mente Pode Destruir não se encontra disponível em nenhum dos serviços de streaming.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)