Primeiros anos de Brasil: Mickey tinha outro nome e estava disposto a matar ou morrer

0

 
Mickey Mouse, personagem central da hoje mega corporação Disney, chegou ao Brasil ao mesmo tempo que nos jornais dos EUA, no ano de 1930. Mais precisamente no jornal infantil Tico – Tico de 26 de Março daquele ano, edição 1277.

Sem alarde algum, o destaque na capa daquele número foi para uma tira de J Carlos. Mickey estreou aqui como quem não quer nada, azul e seu nome era O Ratinho Curioso.

A primeira tirinha publicada auto explica o nome que ganhou aqui. Obviamente depois o Mickey iria muito além de sua curiosidade.

O Tico-Tico trazia quadrinhos, poesias, brinquedos de recortar e montar, lendas brasileiras e coisas do tipo. Porém, As Aventura do Ratinho Curioso eram, aos olhos de hoje e toda fofice que a Disney impregnou seus trabalhos, barra pesadíssima!

Tinha caso extraconjugal da Minnie (que se chamava Macaquita!!!), lavar a honra com sangue e... Suicídio! Veja essa tira publicada em 8 de abril de 1931, preservada a ortografia da época.

 

-Isso é demais! - Dizia Ratinho Curioso ao ver a Macaquita "flirtando",

- Vou entrar e arrebentar a cabeça daquelle rato inferior!

- Venha cá, seu Ratinho Curioso! - Gritou uma voz. - Não seja maluco! Não comprehende, 

 ...que se voe! entrar e matar o "seu" Guedes a Macaquita fica contra você?

- Sim! - respondeu Ratinho Curioso dando voltas em redor da casa da Macaquita.

Emquanto isso se passava, Macaquita perguntava: - Que devo tocar agora, "seu" Guedes? 

E do lado de fora, Ratinho Curioso pensava que "seu” Guedes estava beijando Macaquita.

E, furioso, passeava de um lado para o outro, apressado, agitado, zangado.

Depois, Ratinho Curioso sentou-se, muito triste. A Macaquita - pensava - era uma ingrata.  

E agitado, parava para as pessoas que passavam na rua.

Por fim, Ratinho Curioso tomou uma resolução. Ia matar-se

-Por que devo viver mais? Vou pôr termino á vida (continua)


Eita! Que o Ratinho Curioso era da pá virada, hein?! Não sei o que acontece na continuação, o próximo não parece ter sequência a isso, mas certeza que não teve Ratinho Curioso com os miolos esmagados. Certeza?

Bom, eu fui atrás das tiras originais em inglês. Só pra tirar a limpo se esse lado hardcore do Mickey não era coisa da tradução brasileira e, realmente, lá foi bem mais suavizado.

Mickey não fala que vai “arrebentar a cabeça” do oponente, nem o Horácio fala em matar, mas dar uma surra. Ainda assim, o final é esse mesmo, o rato decide por fim à sua vida.

Isso explica porque a publicação brasileira não seguiu a trama. Nas próximas tiras é mesmo ele tentando dar cabo a própria vida.

Interessante que no Brasil, como a Tico-Tico era semanal, saiam logo três ou quatro tiras juntas e coloridas. Originalmente eram diárias de uma em uma, sem cor e faziam uso de balõezinhos para o texto.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)