Jane Russell pinup como nunca

0

     
No tempo da fotografia, ampliação e impressão arcaicos artistas plásticos eram essenciais. Sobe seus traços atrizes e pinups eram ainda mais belos em capas de revistas, publicidade e pôsteres de cinema.

Cada região do globo terrestre onde havia uma sala de projeção possuía seus artistas, muitos permaneceram anônimos.  Havia uma piada que só quem assistia a cerimônia do Oscar até o final era o pintor do Center 3, pra saber quantas estatuetas teria que pintar no pôster.

Alguns, que trabalhavam diretamente com os produtores dos filmes, se tornaram famosos como o brasileiro Benício, lembrado já algumas vezes aqui neste blog e a norte-americana Zoë Mozert.  A partir da década de 40 ela quebrou paradigmas ao ressaltar a beleza feminina.

Oficial Jane Russell Tribute

Um de seus trabalhos mais famosos e notáveis foi o produzido para o filme O Proscrito (The Outlaw. 1943 de Howard Hughes). Filmado em 1941 e só lançado dois anos depois numa tentativa de fugir da censura, seu principal chamariz era uma jovem atriz chamada Jane Russell.

Tão ultrapassado quanto a técnica de pintar pôsteres, a produção se orgulhava de apresentar uma mulher pela primeira vez em um western. Foi para Russell neste filme que o magnata Hughes teria projetado o sutiã de bojo, para destacar seus atributos físicos.

E coube a uma mulher retratá-los da melhor maneira possível para a marquise dos cinemas. Zoë Mozert, cujo nome parece estar perdendo folego com o tempo diante de nomes masculinos como Alberto Vargas e Gil Elvgren, geralmente usava a si mesmo como modelo, fazendo uso de espelhos e selfies.

Para O Proscrito pode contar com a própria Jane Russell, com fotos dos bastidores também utilizadas como material publicitário. Mais tarde, ainda tentando escapar de cortes, o filme foi relançado e ganhou outra arte modernizada (Com Russell mais realista) para pôster.

A atriz se tornaria um mito do cinema logo a partir de usa estreia polêmica. O trabalho de Mozert é portanto, o primeiro contato do grande público com Jane Russell.

A pintura original foi enquadrada e pertencia ao acervo pessoal de Howard Hughes. Foi leiloada em julho deste ano (2020) alcançando o valor de 130.000,00 dólares, algo como 701.974,00 na nossa moeda atual.

 Veja também:

A garota mais censurada em Hollywood


Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)